Categorias: Cidades

Matrículas em cursos superiores de EAD superam presenciais

Os cursos de ensino a distância (EAD) no Brasil receberam mais matrículas do que os presenciais, tanto na rede pública quanto na privada, em 2020. Os dados fazem parte do Censo da Educação Superior 2020, divulgado nesta sexta-feira (18) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC). 

[RELACIONADAS]

Esta é a primeira vez que o país registra maior ingresso de alunos nos cursos a distância em relação à modalidade presencial. Segundo o Inep, esse fenômeno havia sido constatado em 2019, apenas na rede privada. Dos mais de 3,7 milhões de ingressantes de 2020 (instituições públicas e privadas), mais de 2 milhões (53,4%) optaram por cursos a distância e 1,7 milhão (46,6%), pelos presenciais.

Nos últimos 10 anos, o número de matrículas em cursos presenciais diminuiu 13,9%, enquanto nos cursos EAD aumentou 428,2%. Em 2010, a participação percentual dos novos alunos em cursos superiores online em 2010 era de 17,4%; atualmente, alcança 53,4% dos estudantes. 

Para o diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), Celso Niskier, o resultado mostra a força da educação a distância, o investimento do setor em tecnologia e a melhor aceitação da sociedade a essa modalidade. “Com isso, nós ganhamos mais flexibilidade e mais alcance para educação superior”, disse.

Cenário

Em 2020, mais de 8,6 milhões de matrículas foram registradas pelo Censo da Educação Superior, das quais 1,2 milhão são de concluintes. Além disso, 3,7 milhões de estudantes ingressaram em um curso de graduação naquele ano. O levantamento constatou, ainda, que 323.376 professores atuaram no nível educacional em 2020. 

[RELACIONADAS]

A pesquisa apontou que existem 2.457 instituições de educação superior no Brasil, na data de referência do censo. Dessas, 2.153 (87,6%) são privadas e 304 (12,4%), públicas. As instituições privadas registraram 3,2 milhões de ingressantes, o que corresponde a 86% do total. No período entre 2010 e 2020, a rede privada cresceu 89,8% – índice bem superior aos 10,7% da rede pública.

A oferta de vagas no EAD em 2020 também foi superior, representando um aumento de 30% (13,5 milhões) em relação à 2019, enquanto os cursos presenciais em todo ensino superior avançaram 1,3%. Ao todo foram oferecidas 19,6 milhões de vagas, 18,7 milhões (95,6%) nas instituições privadas.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Prefeita de PG sanciona lei que cria o Museu Ferroviário

O objetivo é preservar e valorizar a história da ferrovia e dos trabalhadores ferroviários, peças…

% dias atrás

Família denuncia má higienização em cuidados paliativos no HU em PG

Familiares denunciam falhas no atendimento a paciente em cuidados paliativos; relatos apontam dieta estragada e…

% dias atrás

Gestante e mais uma mulher ficam feridas em acidente na BR-373

Acidente aconteceu na tarde de terça-feira. Gestante (motorista) e a passageira de um Ford Ka…

% dias atrás

Câmeras flagram grave acidente entre carro e ciclista adolescente em PG

Colisão ocorreu na região do Jardim Carvalho; vítima de 13 anos foi socorrida pelo Siate…

% dias atrás

Adolescente é apreendida por tráfico de drogas

A menor foi apreendida e encaminhada à 13ª Subdivisão Policial para as providências legais, com…

% dias atrás

Confira as vagas de emprego disponíveis nesta quarta-feira (27) em Jaguariaíva

Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Jaguariaíva, localizada na…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade