A Associação do Memorial do Basquete de Ponta Grossa (AMBPG) está desenvolvendo um trabalho voltado à conservação do acervo histórico do basquete da cidade e sua relação com a modalidade na esfera nacional.
São troféus, medalhas, fotos antigas, selos, camisas, apitos, bolas, flâmulas, uniformes antigos e outros objetos que passam por um processo de conservação.
Para realização do trabalho técnico, a AMBPG conta com o apoio do historiador Maurício Selau e do museólogo João Paulo Corrêa, da empresa Viés Cultural, além da colaboração da historiadora Kamile Almeida.
Nesta etapa é feito o tratamento técnico do acervo com objetivo de conservar os objetos, evitando que eles sejam deteriorados.
[RELACIONADAS]O museólogo João Paulo Corrêa, da Viés Cultural, destaca a importância do trabalho de conservação.
“A restauração implica em devolver a obra ao seu estado original e a conservação consiste em aplicar técnicas que vão impedir que a peça seja deteriorada, exatamente para que não seja necessária a restauração. O trabalho é feito com respeito às características originais e a história de cada um dos objetos”, explica.
Além disso, a conservação do acervo proporciona economia de recursos financeiros quando comparado com os custos da restauração.
“É muito mais viável fazer a manutenção do que a restauração de qualquer peça. A conservação preventiva é uma atividade técnica de baixo custo financeiro e de fácil implementação. O objetivo da conservação preventiva é o estudo e o controle das principais fontes de degradação do objeto e a aplicação de um trabalho técnico que evita que o acervo seja deteriorado. As técnicas de conservação envolvem a higienização dos objetos e o armazenamento correto, pois o ambiente precisa ser adequado para garantir a conservação do acervo”, detalha João Correa.
A cidade de Ponta Grossa será pioneira na elaboração de um memorial voltado ao basquete. Esse é o objetivo da Associação do Memorial do Basquete de Ponta Grossa (AMBPG). Por meio de um projeto cultural, a associação conseguiu captar recursos oriundos da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) para o primeiro projeto, que busca preservar a história do basquete, modalidade muito querida na cidade.
Fantasma de Vila Oficinas já sabe quais serão os 11 confrontos da primeira fase do…
Encontro serviu para ajudar na capacitação e orientação dos fornecedores da unidade do Senac Ponta…
De acordo com testemunhas ouvidas pela Polícia Militar, o homem teria sido visto esganando a…
Presidente marca história ao ser a segunda mulher eleita da Ordem
Agentes de Trânsito da Prefeitura irão acompanhar os preparativos para o desfile e orientar os…
A 'Black Week' é uma iniciativa que acontece na próxima semana e envolve quase 60…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade