Categorias: DestaquePonta Grossa

Mesa redonda em PG discute importância da lei sobre ensino da história afro-brasileira na educação

Na última terça-feira (29) o Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi palco de discussões significativas durante o Fórum de Educação Básica, parte integrante do VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as do Sul.

O destaque do evento foi a Mesa Redonda que abordou os 20 anos da Lei 10.639/03 e seus impactos sociais e ideológicos na implementação atual. A Lei, publicada em janeiro de 2003, tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas, um marco na busca por uma educação mais inclusiva e diversificada.

No grande auditório da UEPG, autoridades e especialistas se reuniram para discutir esse tema crucial. Entre os participantes estavam a deputada federal Carol Dartora, Galindo Pedro Ramos da equipe Multidisciplinar da Seed, a Professora Dra. Marleide Rodrigues da Silva Perrude, a docente do Departamento de Educação da UEL e atual coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UEL (NEAB), além da professora Cecília Vieira – coordenadora nacional do Fórum Permanente de Educação Básica.

A Coordenadora da região sul, Edna Aparecida Coqueiro, ressaltou os objetivos do congresso e enfatizou a importância da implementação eficaz da Lei 10.639/03, que visa promover uma educação mais inclusiva e igualitária, reconhecendo a história e a cultura afro-brasileira. Confira abaixo:

Tânia Mara Pacifico Hreisemnou, Coordenadora Nacional do Fórum Permanente de Educação Básica, destacou a relevância do evento ao firmar parcerias com professores dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ouça abaixo:

O VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as do Sul, sediado pela UEPG, ocorreu de 28 a 31 de agosto, reunindo pesquisadores, movimentos negros e coletivos sociais e de educação para refletir sobre os desafios e perspectivas da Lei 10.639/03 e seu impacto na sociedade brasileira.

Leia também: UEPG abre inscrições para o vestibular nesta sexta-feira (1°)

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Artigos recentes

Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida no Centro de Ponta Grossa

Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…

% dias atrás

Aliel Machado anuncia 22 novas casas populares para Ponta Grossa

Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…

% dias atrás

Fuga frustrada: motociclista carregava drogas no baú e é preso em Ponta Grossa

Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…

% dias atrás

Novo equipamento da Polícia Científica vai tornar mais precisa a análise de crimes no Paraná

Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…

% dias atrás

Ponta Grossa inicia 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…

% dias atrás

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade