Em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, o Juízo da Vara da Infância e Juventude atendeu pedido liminar do Ministério Público do Paraná e fixou o prazo de 60 dias que o Município apresente um plano de ação para o atendimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O Judiciário estabeleceu multa diária de R$ 500 em caso de descumprimento. A decisão decorre de ação civil pública ajuizada por meio da 4ª Promotoria de Justiça da comarca após a constatação de que esses pacientes enfrentam longas filas de espera para atendimento em áreas específicas.
Leia também: Projeto de Lei quer exigir exames toxicológicos de vereadores em Ponta Grossa
As justificativas apresentadas pelo Município para a demora excessiva dos atendimentos se resumem à falta de profissionais suficientes para suprir a demanda. Entretanto, o MPPR alega na ação que é possível destinar recursos para setores prioritários como a saúde, uma vez que o Município tem gasto altos valores em outros setores não tão fundamentais.
No julgamento do mérito da ação, a Promotoria de Justiça requer que o Município de Telêmaco Borba seja obrigado a criar e implementar plano de ação voltado ao atendimento de todas as crianças e adolescentes com TEA que aguardam há mais de 90 dias atendimento nas especialidades de terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, neurologia e fisioterapia, bem como a estabelecer protocolos específicos para o tratamento multidisciplinar intensivo e periódico desses pacientes, indicando diversas medidas a serem tomadas para esse fim.
“Ali, depois de refletir muito qual carreira gostaria de seguir no serviço público, enxerguei na…
Nos bastidores do partido, Gilberto Kassab já demonstrou preferência por apoiar Tarcísio de Freitas, mas…
A iniciativa é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Família e Desenvolvimento Social,…
Os dois foram convidados para prestar esclarecimentos nesta quinta-feira (22), mas comunicaram em ofício que…
A cada 4 kg de recicláveis dão direito a 1 kg de alimentos, com limite…
O papa Leão XIV nomeou a irmã Tiziana Merletti como secretária de um dicastério, marcando…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade