Categorias: Destaque

Ministério Público Federal investiga obras do Hospital Municipal de PG

Um procedimento no Ministério Público Federal (MPF) investiga a aplicação de recursos provenientes de doações na reforma da chamada Ala Amarela, do antigo Hospital Municipal Amadeu Puppi (HM). O HM está desativado desde abril do ano passado e a Prefeitura de Ponta Grossa já confirmou que não pretende reabrir a unidade. A intenção é que o prédio seja utilizado pelo Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Apesar dos planos de encerramento do HM, com o suposto fechamento temporário para reforma, parte da unidade já havia sido reformada entre os anos de 2020 e 2021. A melhoria beneficiou pacientes de ortopedia e clínica médica, que passaram a ter salas praticamente novas para atendimentos. Porém, com o encerramento das atividades após o fim do contrato com a empresa Hygea Gestão & Saúde, os pacientes passaram a superlotar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) à espera de transferências para outras cidades.

O caso chamou a atenção do MPF porque a reforma concluída pouco antes do fechamento recebeu recursos provenientes de doações, entre elas, verbas da Justiça Federal. Em resposta a ofício da Procuradoria da República, a Associação Pró-Pronto Socorro (Apros) informou que a obra custou R$ 2,5 milhões. Além da Justiça Federal, parte do dinheiro foi doado pelo Rotary Clube.

A investigação do MPF busca detalhar de que forma os recursos foram aplicados e quais os contratos firmados para a reforma, que deixou de ter sentido devido ao fechamento total do HM para novas obras.

O caso já havia sido objeto da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, na Câmara de Ponta Grossa. Servidores públicos ouvidos pelos vereadores confirmaram que não havia necessidade de interdição total da unidade e que reparos emergenciais no telhado do HM, no valor de R$ 200 mil, resolveriam o problema da realização de cirurgias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Rosângela luta para conseguir medicamento de alto custo não fornecido pelo SUS

Rosângela precisa arrecadar 40 mil reais para adquirir as duas caixas do medicamento.

% dias atrás

Via Araucária apresenta projeto de duplicação da BR-277 em Palmeira

Primeira fase será na duplicação de um trecho de aproximadamente 7 quilômetros, entre o trevo…

% dias atrás

Paraná será sede da primeira fábrica de nanofertilizantes do Brasil

Durante o evento, o governador destacou as boas perspectivas tanto para a empresa quanto para…

% dias atrás

Acidente na PR-092 deixa duas vítimas fatais e uma gravemente ferida

Motoristas que passarem pela região devem redobrar a atenção e aguardar atualizações sobre a situação.

% dias atrás

Brasil pode ter dois ex-presidentes presos em 2026

Collor e Bolsonaro sob investigação.

% dias atrás

Troca de tiros em Guarapuava deixa um morto e uma criança ferida

Troca de tiros deixa criança ferida e um homem morto. Polícia investiga o caso.

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade