Categorias: BrasilPolítica

Ministro do TSE manda remover áudio falso de Aldo Rebelo contra Lula

O ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ordenou hoje (27), em Brasília, a retirada de uma série de postagens nas redes sociais com um áudio falsamente atribuído ao ex-ministro da Defesa Aldo Rebelo, em que ele falaria mal do Partido dos Trabalhadores (PT) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à Presidência.

Candidato ao Senado pelo PDT de São Paulo, o próprio Rebelo nega autoria do áudio. “Aldo Rebelo (ex-ministro e ex-deputado) estaria responsabilizando Lula e os governos do PT pela corrupção na Petrobras e pela alta dos preços do combustível”, diz uma das postagens, feita pelo deputado estadual Bruno Engler (PL-MG). A informação inverídica foi publicada em 57 perfis em diferentes redes sociais.

Remoção é pedida

A Coligação Brasil da Esperança, que apoia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pediu ao TSE a remoção das publicações, alegando, entre outros pontos, que diversas agências de checagem concluíram que o áudio é falso.

A algumas dessas agências, o próprio Rebelo negou que a voz do áudio seja sua. A peça faz parte de uma “estratégia de desinformação e propagação de fake news [notícias falsas]”, disseram os advogados Eugênio Aragão e Cristiano Zanin Martins.

[RELACIONADAS]

O ministro Raul Araújo concordou com os advogados. Na decisão, ele destacou “que as publicações impugnadas – embora em formatos diversos – são inverídicas, pois Aldo Rebelo não gravou o áudio impugnado, informação que foi confirmada por ele no seu perfil no Twitter, em 24.5.2022, bem como por diversas agências de checagem. Trata-se, portanto, de conteúdo produzido para disseminar desinformação”.

O ministro deu prazo de 24 horas para que as redes sociais YouTube, Facebook, Instragram, Gettr e TikTok removam o áudio de diversos perfis de políticos e influenciadores em suas plataformas. Ele determinou, ainda, a citação dos responsáveis pelas postagens para que apresentem defesa.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Paraná atraiu mais de 206 mil turistas estrangeiros em janeiro, maior número desde 2018

O ano de 2025 começou com bom desempenho no setor de turismo do Paraná: em…

% dias atrás

ACGF Ponta Grossa/Gerencial define amistoso para apresentação oficial do elenco

Equipe vai enfrentar o CAD Guarapuava, semifinalista da última edição da Série Ouro.

% dias atrás

Aliel Machado aciona Sanepar na Justiça por falta de água em PG

Entre as solicitações previstas no documento ainda estão a suspensão imediata do cronograma de racionamento…

% dias atrás

Imbaú terá rua bloqueada na interligação com a PR-160

Medida é necessária para realizar serviços de drenagem no local, parte da obra de readequação…

% dias atrás

Café tem aumento de 37,4% e preço tende a continuar alto

Os especialistas do setor alertam que, com as condições atuais e as perspectivas climáticas, os…

% dias atrás

PRF flagra mais de 500 motoristas acima da velocidade na região

As maiores velocidades foram registradas na BR-376 no município de Tibagi . O trecho da…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade