A vereadora Missionária Adriana Jamier, em pronunciamento durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal, levantou questionamento a respeito do andamento das avaliações sobre as Prestações de Contas Anuais do Poder Executivo que ainda pendem de julgamento pelo Legislativo.
A parlamentar destacou que, segundo a Resolução 382 de 15 de junho de 2023, aprovada pela Câmara Municipal, no Parágrafo único do art. 144, deverá ser aplicado o rito estabelecido nos artigos 142 até o 159 para as Prestações de Contas Anuais ainda não julgadas.
Em resposta ao requerimento, o presidente da Câmara Municipal, vereador Filipe Chociai, informou que ainda não foram apreciadas as Prestações de Contas de 2007, 2008, 2009, 2013, 2014, 2019 e 2021. Segundo a vereadora, a agilidade e lisura na apreciação dessas prestações de contas é uma questão de respeito aos munícipes.
O presidente da Câmara, Filipe Chociai, explica que para o julgamento das contas dos prefeitos é necessário que seja protocolado um projeto de decreto legislativo pela Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização acompanhando ou não o parecer prévio do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), pela aprovação ou reprovação das contas do gestor, que será apreciado pelo Plenário da Casa.
“De acordo com a Resolução 06/2023 elaborada com a orientação do TCE-PR, aprovada por unanimidade pelos vereadores e vigente desde 15 de junho deste ano, está estipulado o prazo de 90 dias para a apreciação em Plenário das contas pendentes dos gestores do Poder Executivo. Desta forma, após indagado pela vereadora Missionária Adriana, a presidência da Casa oficiou a referida Comissão para que sejam tomadas as providências cabíveis, visando o cumprimento dos prazos fixados”, explica Chociai.
No caso da rejeição das contas no julgamento feito pela Câmara, o prefeito pode ficar inelegível.
Leia também: Conheça um pouco da história de PG na Mansão Vila Hilda
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade