Categorias: Política

Moacyr Fadel quer trazer para a Assembleia a experiência como prefeito

Em quatro oportunidades, Moacyr Fadel (PSD) foi prefeito de Castro. Muitos dos programas desenvolvidos no município podem se espalhar para outras cidades do Paraná. É o que acredita o deputado, eleito para o primeiro mandato na Assembleia com 41.588 votos. Duas vezes presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Fadel se define como um deputado municipalista. E é esta proximidade com o cidadão que ele quer imprimir em seu trabalho na Assembleia Legislativa do Paraná.

“A experiência como prefeito agrega muito no trabalho na Assembleia Legislativa. Além das funções de legislar e fiscalizar, podemos contribuir com o Executivo estadual com soluções que deram certo no município de Castro. Quero trazer essa bagagem com para colaborar com o Estado e com os colegas deputados. Sou um deputado municipalista e vou defender estes interesses”, afirma o parlamentar.

Entre as ideias que o deputado pretende apresentar como sugestão ao Poder Executivo está a de produção de tilápia com aquecimento solar sustentável e o asfaltamento de pequenos trechos de estradas nas vilas rurais. “O programa foi um sucesso em Castro e pode beneficiar muitas pessoas”, explica. Fadel também diz que entre suas pautas na Assembleia está a valorização dos profissionais de educação e o fortalecimento dos hospitais municipais.

O deputado iniciou sua trajetória política em 2001, quando foi eleito vereador. Entre 2001 e 2002, presidiu a Câmara Municipal. Em 2004, foi eleito prefeito de Castro, com 11.489 votos. Dois anos depois, assumiu a presidência da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). No ano seguinte, foi eleito presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), quando trabalhou em defesa das necessidades dos municípios paranaenses.

Reelegeu-se prefeito municipal de Castro em 2008, com 23.506 votos. O fato voltaria a acontecer por mais duas vezes. Em 2016, voltou à prefeitura de Castro pela terceira vez, quando fez 18.390 votos. Em 2020, retornou à ao comando do Executivo municipal, reeleito com 25.298 votos. Em 2021 foi aclamado presidente da AMCG pela segunda vez.

Ele permaneceu no mandato de prefeito até 2022, quando deixou a prefeitura para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa.  “Tenho uma bagagem grande no Executivo. O Poder Legislativo é uma novidade, mas serei um deputado atuante. Este é o meu perfil: mudar a vida das pessoas”, comenta.

Moacyr Fadel nasceu em Castro, em 1970. É filho de Moacyr Elias Fadel e Marilda da Fonseca Fadel. Em 1994, formou-se em Agronomia na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).  Além de político, ainda trabalha como agropecuarista. Ele é casado com a professora Michelle Nocera Fadel e pai de três filhos.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Saiba quanto cada candidato à Prefeitura de PG já gastou na campanha eleitoral

Dados são do início da campanha até o dia 18 de setembro. A Lei Eleitoral…

% dias atrás

Quando acionar o CRAR? Entenda os serviços prestados aos animais em risco em PG

O CRAR de Ponta Grossa resgata animais em risco, promove castração, adoção e devolução. Castração…

% dias atrás

Jovem é preso em flagrante com 78 pedras de crack na região

Além do entorpecente, também foi encontrado 25 gramas de maconha, munição calibre 38, além de…

% dias atrás

Workshop gastronômico acontece em Ponta Grossa no dia 27

O evento pretende ensinar aos participantes como cozinhar refeições nutritivas e com praticidade para se…

% dias atrás

Tecnologia antiga resiste e se mantém essencial em empresas

Utilizado em campanhas de marketing, notificações e segurança, o SMS oferece um canal de comunicação…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade