Todos os dias as Unidades Básicas de Saúde (UBS) recebem dezenas de pacientes para atendimentos. Em Castro, a partir de uma postagem em rede social, um morador pede ajuda de políticos para solucionar o problema de pacientes que passam a noite em filas para conseguir uma consulta no dia seguinte. Na imagem divulgada é possível observar que algumas pessoas estão deitadas no colchão em uma UBS.
A reportagem do Portal Bnt Online conversou com a secretária municipal de saúde, Maria Lidia Kravutschke, e questionou sobre o problema de filas nas UBSs ou na UPA. Ela disse que “todo serviço de assistência a saúde tem filas, seja em consultas, exames, cirurgias, psicologia, fisioterapia, entre outros”.
Sobre a quantidade de médicos, Maria Lidia explica que no momento o município está com a falta de apenas um e que já está em fase de contratação. “Hoje na atenção primária que é responsabilidade do município, temos o total de 22 médicos e faltando um para cobrir 100%”, detalha a secretária.
Leia mais: Câmara de Castro aprova reajuste salarial para prefeito e servidores do legislativo e executivo
Atendimentos
Maria Lidia lembra que se o paciente precisa de atendimento durante a noite ou na madrugada, ele deverá procurar a UPA por ser um serviço de 24 horas. Já as consultas nas UBSs relata que “são demanda livre de manhã. A tarde são grupos conforme portarias do Ministério da Saúde, entre gestantes, hipertensos, diabéticos, idosos e crianças”, disse a secretária.
Vítima disse a PM que o homem teria ingerido bebidas alcoólicas e, em dado momento,…
Prefeitura da cidade investiu cerca de R$ 500 mil nos materiais que estão separados em…
Sérgio Borges atuou no clube nos anos 1970. Ele faleceu neste sábado (18) na Santa…
Bacci estava na emissora de Edir Macedo desde 2010, onde ganhou notoriedade como o ‘Menino…
Ação ocorreu em uma chácara entre Ponta Grossa e Palmeira, onde o grupo se preparava…
Motorista de 34 anos foi atropelado por outro condutor que também perdeu a direção. Acidente…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade