Todos os dias as Unidades Básicas de Saúde (UBS) recebem dezenas de pacientes para atendimentos. Em Castro, a partir de uma postagem em rede social, um morador pede ajuda de políticos para solucionar o problema de pacientes que passam a noite em filas para conseguir uma consulta no dia seguinte. Na imagem divulgada é possível observar que algumas pessoas estão deitadas no colchão em uma UBS.
A reportagem do Portal Bnt Online conversou com a secretária municipal de saúde, Maria Lidia Kravutschke, e questionou sobre o problema de filas nas UBSs ou na UPA. Ela disse que “todo serviço de assistência a saúde tem filas, seja em consultas, exames, cirurgias, psicologia, fisioterapia, entre outros”.
A questão de buscar os serviços de madrugada já é um hábito. As UBS abrem às 7h30. A unidade em questão tem sistema de agendamento, mesmo assim a procura é quem chega antes. Claro que reconhecemos que tem lugar que está com a população bastante expressiva, conta Maria Lidia.
Sobre a quantidade de médicos, Maria Lidia explica que no momento o município está com a falta de apenas um e que já está em fase de contratação. “Hoje na atenção primária que é responsabilidade do município, temos o total de 22 médicos e faltando um para cobrir 100%”, detalha a secretária.
Leia mais: Câmara de Castro aprova reajuste salarial para prefeito e servidores do legislativo e executivo
Atendimentos
Maria Lidia lembra que se o paciente precisa de atendimento durante a noite ou na madrugada, ele deverá procurar a UPA por ser um serviço de 24 horas. Já as consultas nas UBSs relata que “são demanda livre de manhã. A tarde são grupos conforme portarias do Ministério da Saúde, entre gestantes, hipertensos, diabéticos, idosos e crianças”, disse a secretária.
Rosângela precisa arrecadar 40 mil reais para adquirir as duas caixas do medicamento.
Primeira fase será na duplicação de um trecho de aproximadamente 7 quilômetros, entre o trevo…
Durante o evento, o governador destacou as boas perspectivas tanto para a empresa quanto para…
Motoristas que passarem pela região devem redobrar a atenção e aguardar atualizações sobre a situação.
Collor e Bolsonaro sob investigação.
Troca de tiros deixa criança ferida e um homem morto. Polícia investiga o caso.
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade