Moradores do bairro Cara Cara, em Ponta Grossa, estão preocupados com a falta de consciência de alguns vizinhos que têm colocado fogo em terrenos baldios para queimar folhas secas. Embora os incêndios sejam comuns nessa época do ano, durante o inverno, devido ao clima seco e vegetação propícia a incêndios, a ação irresponsável de alguns moradores agrava o problema.
A fumaça proveniente dos incêndios está prejudicando a respiração dos moradores, afetando a umidade do ar e causando poluição ambiental que se espalha pelo ar na região. Preocupados com essa situação, alguns moradores enviaram fotos e vídeos dos focos de incêndio causados por vizinhos e pediram ajuda das autoridades para coibir essa prática. Confira abaixo:
ORIENTAÇÕES
Em resposta, o Subcomandante do 2º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa, Major André Lopes de Oliveira, orienta todos os proprietários de terrenos baldios a não realizarem queimadas, independentemente dos motivos. Essa ação irresponsável pode trazer sérios danos à saúde dos moradores e ao meio ambiente. Confira abaixo:
A população é convidada a denunciar casos de queimadas ilegais e irresponsáveis através do 193 ou pelo Departamento de Meio Ambiente no telefone 3220-1229. A responsabilidade ambiental é de todos e a preservação do meio ambiente começa com ações individuais conscientes.
QUEIMADA É CRIME AMBIENTAL
Queimada de vegetação, a qualquer título, é considerado crime ambiental em Ponta Grossa. Está em vigor desde abril de 2009, o decreto do ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho proibindo a queima de vegetação em todo o território da cidade.
O uso de fogo será permitido, em casos de controle e eliminação de pragas e doenças, apenas como forma de tratamento fitossanitário, e mesmo assim mediante queima controlada e desde que tenha autorização prévia emitida pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente. Sem essa autorização, a queima de vegetação acarreta na imposição de multa de 200 Valores de Referência (VRs) e, em caso de reincidência, 1.000 VRs.
RECORDE DE INCÊNDIOS EM MAIO
De acordo com um levantamento do 2º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa, o mês de maio de 2023 registrou um total de 43 ocorrências de incêndios em vegetação na cidade. Ainda segundo os dados, as regiões que mais tiveram registros foram Uvaranas com 22 e Chapada com 12 ocorrências.
De acordo com os bombeiros, o dia da semana que mais aconteceu esse tipo de ocorrência ao longo de janeiro até hoje foram as quartas-feiras com 25 registros de média, contra 12 nas segundas-feiras e 19 nos sábados e domingos.
Leia também: PM é acionada para atender homem baleado em Uvaia. Veja o que acontec
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…
O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade