Uma moradora do bairro Jardim Carvalho, na Vila Santa Lúcia, relatou uma situação preocupante ao portal Boca no Trombone, afirmando a falta de médicos e dentistas no atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) Eugenio José Bocchi. Segundo a denúncia, mesmo com profissionais presentes na unidade, os pacientes têm dificuldade em conseguir agendar consultas e receber atendimento.
A moradora, que preferiu não se identificar, explicou que ao tentar marcar uma consulta, as técnicas de enfermagem da UBS informam que o médico ou a médica está de férias, impedindo assim o agendamento. No entanto, segundo ela, os profissionais estariam presentes na UBS, inclusive utilizando os computadores.
A UBS Eugenio José Bocchi atende moradores do Parque Santa Lucia, da Vila Baraúna, do Jardim Aroeira e do Jardim Mezzomo, totalizando uma população de aproximadamente cinco mil moradores.
Além disso, a moradora relatou um episódio onde buscou a UBS devido a uma inflamação no olho e não conseguiu receber o medicamento para dor, pois somente o médico responsável poderia prescrevê-lo. Ouça abaixo:
“E toda vez que a gente precisa de médico ou dentista, a gente vai na UBS e nunca tem ninguém pra nos atender. Você chega lá às 9h da manhã, a dentista está sentada na frente do computador e fala que não pode atender porque precisaria ter agendado uma consulta, mas como eu vou fazer o agendamento sendo que toda vez que chego lá as técnicas de enfermagem da UBS afirmam que o médico está de férias?”, questionou a moradora.
A moradora também ressaltou que não é a única a enfrentar essa situação, afirmando que praticamente todos os moradores da vila que dependem do atendimento da UBS passam pelo mesmo problema.
Na tabela de horário de funcionamento das UBS’s, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h a UBS Eugenio José Bocchi está listada com o profissional Dentista para atendimento de manhã e tarde.
O que diz a FMS?
O portal Boca no Trombone entrou em contato com a prefeitura de Ponta Grossa em busca de esclarecimentos sobre a situação. Foram questionados se a Fundação Municipal de Saúde tem conhecimento dessa denúncia, qual é o procedimento recomendado para os pacientes em caso de médico estar de férias e se há algum profissional da UBS Eugenio José Bocchi em período de férias.
Em nota a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que a Unidade de Saúde da Família (USF) Eugênio Bocchi é composta por uma equipe de saúde da família completa. A médica desta equipe entrou em férias nesta segunda-feira (18), porém a gerência da Atenção Primária organizou a cobertura em dois dias da semana. Já a dentista está atendendo normalmente, assim como a enfermeira, que realiza o acolhimento dos pacientes.
Informou ainda que auando há alguma reclamação da falta de atendimento, a Fundação solicita o nome para verificação da situação relatada. Quando é anônimo, a Fundação acompanha pelos atendimentos registrados nos sistemas de informação como forma de comprovação.
Leia também: Idosa perde tudo após ter casa incendiada em PG e pede doações para recomeçar do zero
Prefeitura da cidade investiu cerca de R$ 500 mil nos materiais que estão separados em…
Sérgio Borges atuou no clube nos anos 1970. Ele faleceu neste sábado (18) na Santa…
Bacci estava na emissora de Edir Macedo desde 2010, onde ganhou notoriedade como o ‘Menino…
Ação ocorreu em uma chácara entre Ponta Grossa e Palmeira, onde o grupo se preparava…
Motorista de 34 anos foi atropelado por outro condutor que também perdeu a direção. Acidente…
Atividade é comum para jovens, mas tem um significado especial para o Pedro, que foi…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade