Categorias: #VCcomaBNT

Moradores registram vários cavalos soltos em via pública de PG; saiba o que fazer

Frequentemente há notícias relacionadas a abandono de animais e nesta terça-feira (14), não foi diferente. Moradores do Bairro Costa Rica, no distrito rural de Itaiacoca, localizado em Ponta Grossa, procuraram a equipe de jornalismo do Portal Boca no Trombone (BNT) para relatar problemas ocasionados por cavalos soltos na Rua Tenente Coronel Valdir Copetti Neves. Um dos moradores apontou que os animais frequentemente transitam pela rua principal, causando risco de acidentes e a dificuldade de circulação de pedestres em determinados trechos.

Leia também: Motociclista se envolve em acidente com cavalo e ocupantes ficam em estado grave em PG.

“Alguns cavalos estavam na rua principal do bairro Costa Rica, precisamente para cima do mercado. Além disso, a gente vai fazer caminhada, e tem fezes dos animais na pista de caminhada”, conta. O morador também mencionou esforços recentes da Prefeitura para limpar a área, mas destacou que a situação persiste devido à falta de cuidados por parte dos donos dos animais. “A prefeitura foi esses dias, fez um serviço excelente de limpeza. Mas agora, está tudo sujo de volta. Não adianta a prefeitura fazer a parte dela de limpar se os donos não cuidam dos animais”, reclama. Ainda segundo ele, o problema já foi levado à Polícia Civil, mas “a situação é muito complicada naquela região”, desabafa.

Legislação e responsabilidade

O Código Municipal de Proteção aos Animais considera abandono ou maus-tratos como crime. Deixar animais soltos em vias públicas configura crime ambiental, de acordo com a Lei 9605/98, que prevê detenção de 3 meses a 1 ano, além de multa.

A fiscalização e o cuidado com animais abandonados em Ponta Grossa são responsabilidades do Centro de Referência para Animais em Risco (Crar), que foi incorporado à Secretaria do Meio Ambiente em 2022 e, posteriormente, reassumido pela Fundação Municipal de Saúde, responsável também pela Coordenação de Zoonoses.

Os animais recolhidos pela Zoonoses são encaminhados ao Crar, onde recebem tratamento veterinário. Após o resgate, o proprietário pode retirar o animal nas dependências do centro. Em caso de não retirada, os animais podem ser encaminhados para adoção. O crime de maus-tratos pode resultar em pena de dois a cinco anos de prisão, aumentada em até um terço caso o animal morra.

Denúncias

A população pode denunciar casos de animais soltos, abandonados ou em situação de maus-tratos ao Crar, pelo telefone (42) 3220-1000, ramal 4072, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30. Também é possível acionar a Guarda Civil de Ponta Grossa pelo telefone 153 ou WhatsApp (42) 99155-1024.

Com apoio do repórter Vinicius Sampaio.

Leia também: Exposição em Ponta Grossa destaca preservação ambiental com atrações interativas.

Camila Souza

Ponta-grossense, jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Trabalhou em jornal impresso e atua como repórter no Portal BnT.

Artigos recentes

Novo coronavírus encontrado em morcegos preocupa cientistas; entenda os riscos!

Cientistas chineses descobriram o HKU5-CoV-2, um novo coronavírus em morcegos-anões, com potencial de infecção em…

% dias atrás

Sanepar antecipa corte de água de cronograma divulgado e revolta moradores de PG

Sanepar antecipa corte de água em PG sem aviso prévio, afetando moradores. População cobra explica…

% dias atrás

Influenciador Pablo Marçal é condenado a oito anos de inelegibilidade

Ele ainda pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral

% dias atrás

Mutirão de entrega de caixas d’água acontece neste sábado em PG

Mutirão distribui 200 caixas d'água nos bairros Gralha Azul e Vila Nova para famílias cadastradas,…

% dias atrás

Moraes manda suspender rede social Rumble no Brasil

Alegação é que a empresa não tem representante no país

% dias atrás

Jovem indígena de 17 anos é morta em ataque dentro de casa no Oeste do Paraná

Jovem de 17 anos é assassinada a facadas em Guaíra, Paraná. Suspeito, amigo da família,…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade