Categorias: Paraná

Morte de abelhas leva a Polícia Científica a identificar inseticida usado irregularmente no Brasil

A Polícia Científica do Paraná (PCP) concluiu a perícia realizada em abelhas encontradas mortas em março deste ano no Interior do Estado. O trabalho, finalizado em setembro, foi realizado pelas Seções de Química Forense e de Crimes Ambientais e resultou na identificação de inseticida de uso suspenso no Brasil desde 2023. O agrotóxico é o Fipronil, que foi utilizado irregularmente.

O produto é indicado para pulverização foliar e no solo, mas apresenta riscos para colônias de abelhas, comprometendo a orientação olfativa e os movimentos dos insetos, o que pode levar à morte em até oito dias.

O sucesso da identificação foi possibilitado pelo investimento em tecnologia, com a aquisição de dois cromatógrafos gasosos pela PCP em 2023. “Foi um desafio essa perícia. Por se tratar de uma matriz complexa e uma análise inédita na seção, foi necessário o desenvolvimento de um novo método de extração”, afirmou a perita oficial Isabella Melo.

Ela também destacou que, com o projeto AgroForense, criado recentemente pela corporação, será possível aumentar o rol de substâncias analisadas pela Seção de Química Forense em 2024 e 2025. “Com o projeto, serão investidos R$ 9 milhões na compra de novos equipamentos”, completou Isabella.

“A identificação do fipronil em abelhas mortas pode, portanto, contribuir significativamente para a investigação de irregularidades no uso de defensivos agrícolas”, explicou a chefe da seção de crimes ambientais, Ângela Andreassa.

Devido a sua importância, a análise resultou em um trabalho apresentado durante o XXVII Congresso de Criminalística, realizado em São Luiz, Maranhão, no início de setembro. Intitulada “Identificação do inseticida fipronil em abelhas mortas no Interior do Paraná”, a pesquisa foi feita em colaboração com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Segundo a PCP, a colaboração entre instituições e o investimento em pesquisa e tecnologia são fundamentais para garantir a segurança ambiental e a preservação das abelhas, essenciais para a biodiversidade e a agricultura, já que elas são responsáveis por 75% da polinização de culturas agrícolas e 90% das plantas floríferas.

Leia mais Prefeitura de PG divulga lista de presos aprovados no Educação de Jovens Adultos

AGRÁRIO E AMBIENTAIS

O projeto Agroforense pretende aumentar o parque analítico da PCP, a fim de permitir perícias em casos de crimes envolvendo o setor agrário, como crimes ambientais, falsificação e adulteração de agrotóxicos e fertilizantes, além de análise de águas.

O objetivo é adquirir dois ICP-MS, que analisam traços de metais, dois LC- qTOF, equipamentos que dão o resultado de massas exatas de compostos orgânicos em nível de traço, e dois cromatógrafos iônicos, que analisam substâncias inorgânicas ou com carga. Eles serão distribuídos para a Seção de Química Forense de Curitiba e de Foz do Iguaçu, o que vai contribuir para a redução do tempo de transporte de amostras e maior celeridade nas análises.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

PC apreende R$ 10 milhões em medicamentos falsificados de tratamentos estéticos no Paraná

Os policiais encontraram frascos falsificados armazenados em dois refrigeradores na área externa da casa dos…

% dias atrás

DriveWealth impulsiona a conectividade para corretoras institucionais, ao aumentar o alcance mundial e a eficiência operacional

As integrações EMS expandidas e o suporte de telecomunicações irão reduzir os tempos de integração…

% dias atrás

Família pede ajuda para localizar carro roubado em PG

Três autores armados renderam um vigilante e levaram o veículo Fiat Siena, além de outros…

% dias atrás

Maior superlua do ano pode ser vista nesta quinta-feira

Satélite estará a cerca de 357.364 km da Terra, o ponto mais próximo

% dias atrás

Prefeitura de PG divulga lista de presos aprovados no Educação de Jovens Adultos

Dos apenados do Sistema Penitenciário de Ponta Grossa, 209 inscreveram-se e realizaram as provas em…

% dias atrás

Motive acelera direitos dos dispositivos do consumidor, adicionando casos de uso Direct-to-Cell (D2C) e fatiamento 5G

Nova capacidade eleva a experiência do usuário com conectividade móvel via rede de satélite e…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade