Categorias: Paraná

Morte de abelhas leva a Polícia Científica a identificar inseticida usado irregularmente no Brasil

A Polícia Científica do Paraná (PCP) concluiu a perícia realizada em abelhas encontradas mortas em março deste ano no Interior do Estado. O trabalho, finalizado em setembro, foi realizado pelas Seções de Química Forense e de Crimes Ambientais e resultou na identificação de inseticida de uso suspenso no Brasil desde 2023. O agrotóxico é o Fipronil, que foi utilizado irregularmente.

O produto é indicado para pulverização foliar e no solo, mas apresenta riscos para colônias de abelhas, comprometendo a orientação olfativa e os movimentos dos insetos, o que pode levar à morte em até oito dias.

O sucesso da identificação foi possibilitado pelo investimento em tecnologia, com a aquisição de dois cromatógrafos gasosos pela PCP em 2023. “Foi um desafio essa perícia. Por se tratar de uma matriz complexa e uma análise inédita na seção, foi necessário o desenvolvimento de um novo método de extração”, afirmou a perita oficial Isabella Melo.

Ela também destacou que, com o projeto AgroForense, criado recentemente pela corporação, será possível aumentar o rol de substâncias analisadas pela Seção de Química Forense em 2024 e 2025. “Com o projeto, serão investidos R$ 9 milhões na compra de novos equipamentos”, completou Isabella.

“A identificação do fipronil em abelhas mortas pode, portanto, contribuir significativamente para a investigação de irregularidades no uso de defensivos agrícolas”, explicou a chefe da seção de crimes ambientais, Ângela Andreassa.

Devido a sua importância, a análise resultou em um trabalho apresentado durante o XXVII Congresso de Criminalística, realizado em São Luiz, Maranhão, no início de setembro. Intitulada “Identificação do inseticida fipronil em abelhas mortas no Interior do Paraná”, a pesquisa foi feita em colaboração com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Segundo a PCP, a colaboração entre instituições e o investimento em pesquisa e tecnologia são fundamentais para garantir a segurança ambiental e a preservação das abelhas, essenciais para a biodiversidade e a agricultura, já que elas são responsáveis por 75% da polinização de culturas agrícolas e 90% das plantas floríferas.

Leia mais Prefeitura de PG divulga lista de presos aprovados no Educação de Jovens Adultos

AGRÁRIO E AMBIENTAIS

O projeto Agroforense pretende aumentar o parque analítico da PCP, a fim de permitir perícias em casos de crimes envolvendo o setor agrário, como crimes ambientais, falsificação e adulteração de agrotóxicos e fertilizantes, além de análise de águas.

O objetivo é adquirir dois ICP-MS, que analisam traços de metais, dois LC- qTOF, equipamentos que dão o resultado de massas exatas de compostos orgânicos em nível de traço, e dois cromatógrafos iônicos, que analisam substâncias inorgânicas ou com carga. Eles serão distribuídos para a Seção de Química Forense de Curitiba e de Foz do Iguaçu, o que vai contribuir para a redução do tempo de transporte de amostras e maior celeridade nas análises.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Dia do Educador Ambiental é comemorado em 15 de outubro

A mobilização para o consumo consciente exige repensar o padrão de produção e de consumo.

% dias atrás

Homem é preso após confessar que matou mulher e jogou o corpo em fossa no PR

O homem compareceu à unidade policial e confessado que teria a matado a mulher e…

% dias atrás

OficinaPAY otimiza mercado de manutenção automotiva

Plataforma criada pela empresa de tecnologia e serviços Oficina Conectada propõe otimizar processos e gerar…

% dias atrás

Com vitória em jogo atrasado, Operário volta a se aproximar do G4 na Série B. Veja a tabela

Boschilia e Nathan Fogaça fizeram os gols da vitória alvinegra em cima do Sport por…

% dias atrás

Fundo Saudita para o Desenvolvimento anuncia sua primeira atuação na Sérvia ao financiar 3 projetos de desenvolvimento, no valor de US$ 205 milhões

O Fundo Saudita para o Desenvolvimento (SFD) assinou três acordos de empréstimo para desenvolvimento com…

% dias atrás

Feira do Empreendedor acontecerá no Colégio Sagrada Família em PG

O evento ocorrerá na próxima terça-feira (22) com o objetivo de fomentar a educação empreendedora…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade