Categorias: Paraná

Morte de canoistas: motorista e dono de caminhão são denunciados

Em Guaratuba, no litoral do estado, o Ministério Público do Paraná, por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca, apresentou denúncia criminal por homicídio culposo contra o condutor e o proprietário do caminhão envolvido no acidente ocorrido na noite do dia 20 de outubro passado, na BR-376, em Guaratuba, que resultou na morte de nove pessoas, todas integrantes de delegação de remo de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Os dois também foram denunciados por lesão corporal culposa contra o único sobrevivente do acidente.

Sete dos mortos eram jovens atletas integrantes do projeto “Remar para o Futuro”, com idades entre 15 e 20 anos, que haviam participado do Campeonato Brasileiro de Remo. Os outros mortos foram o coordenador técnico do time e o motorista da van em que as vítimas eram transportadas. O sobrevivente é um atleta da equipe, que tem 17 anos e sofreu ferimentos.

Segundo a denúncia, o motorista dirigiu de forma “imprudente, evidenciada pelo excesso de velocidade; imperita, consistente na falta de habilidade técnica e desconhecimento tanto da via quanto do veículo que conduzia; e negligente, consistente em deixar de verificar as boas condições e funcionamento dos freios do veículo”. Já o proprietário do veículo agiu de modo “negligente, consistente em deixar de garantir a manutenção eficiente do sistema de freios do semirreboque de sua propriedade”.

A denúncia detalha ainda que o motorista dirigia o caminhão carregado com “peças automotivas, totalizando, contêiner e carga, cerca de 24 mil quilos, quando, em excesso de velocidade, iniciou a descida de trecho de serra utilizando relação de marcha e velocidade incompatíveis tanto com a via quanto com as características e condições de conservação e manutenção do veículo que conduzia, comprometendo, com isso, o acionamento adequado do freio motor e a segurança no controle do caminhão durante a descida, situação que resultou na colisão do caminhão com a traseira da caminhonete/van Renault (onde as vítimas estavam), que, devido ao impacto, foi arrastada para fora da pista, momento em que o caminhão tombou sobre ela, causando o óbito das vítimas.”

Sobre o proprietário do caminhão, a denúncia cita que o denunciado, “de forma negligente, contribuiu para a morte das vítimas (…), eis que, na qualidade de empregador e proprietário do caminhão e do semirreboque conduzidos pelo codenunciado (…), seu funcionário, deixou de garantir a manutenção eficiente do sistema de freios de serviço do semirreboque (…), cuja perícia apontou que se encontrava parcialmente operacional e em condições precárias de conservação e manutenção pré acidente (perícia de mov. 23.5), denotando que não se prestavam para desacelerar eficientemente uma massa compatível com a carga máxima indicada pelo fabricante e Código de Trânsito Brasileiro, de 25,5 toneladas nos três eixos.”

Além de punição aos denunciados nos termos previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro, o MPPR requereu na denúncia a “fixação de valor mínimo de reparação em favor da vítima sobrevivente e dos herdeiros das vítimas fatais”.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Quatro homens são presos em PG suspeitos de roubar de carga avaliada em R$ 400mil

Segundo apurações da Polícia Civil (PCPR), o roubo ocorreu no último dia 28 de agosto,…

% dias atrás

TC analisa representação de Joce Canto e faz recomendações à Prefeitura de PG

Entre as irregularidades verificadas, o TCE-PR destacou a ausência de recolhimento de tributos e contribuições…

% dias atrás

Brasil encara Uruguai na Bahia em último jogo do ano das Eliminatórias

Brasil e Uruguai já se enfrentaram 80 vezes, com 38 vitórias da seleção, 21 da…

% dias atrás

Inscrições para o exame da EJA seguem abertas até sexta-feira

Exame Supletivo para a fase do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), realizado pela Prefeitura,…

% dias atrás

Ciclista não resiste e morre após acidente na PR-160 em Telêmaco Borba

Acidente aconteceu na noite de segunda-feira. Ciclista não resistiu e entrou em óbito no hospital

% dias atrás

Ponta Grossa tem vagas abertas para promotores de vendas

Jovens de 16 a 29 anos, com ensino médio cursando ou completo, podem se candidatar

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade