Motoristas de aplicativos vão à câmara evitar taxação para subsidiar Transporte Público
Nesta terça-feira (26), representantes dos motoristas de por aplicativo estiveram reunidos na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa discutindo sobre uma possível taxação do serviço de transporte de passageiros para subsidiar a Viação Campos Gerais.
Representantes dos grupos Drivers e D.E.C (Caveiras) estiveram debatendo com vereadores a possibilidade de taxação dos motoristas, a qual foi cogitada após reunião do Conselho Municipal de Transporte (CMT) como medida para subsidiar o transporte público Coletivo administrado pela Viação Campos Gerais.
O assunto não é novo e já havia entrado em pauta na administração anterior, quando o então prefeito da época Marcelo Rangel apresentou o PL 226/17 que dispõe da taxação de motoristas por aplicativo e regulamentação do serviço. O projeto foi derrubado pelos vereadores na época, os representantes dos grupos de motoristas redigiram um novo projeto e apresentaram para a corregedoria do município para análise.
Para Netinho, motorista de aplicativo, a proposta seria ridícula, pois a categoria não acha correto taxar um motorista autônomo para subsidiar uma empresa privada. Nós estamos brigando contra essa proposta ridícula. Eles querem subsidiar uma empresa que está a mais de 20 anos no monopólio do transporte, tirando do lucro de motoristas autônomos. Os motoristas de aplicativos ao contrário do sistema público falido, oferecem um transporte com qualidade, conforto, segurança e sem aglomeração, ainda mais em uma época de pandemia como agora”, pontuou.
Outro motorista que se posicionou contrário foi Lopes, diretor do grupo Drivers, informou que os motoristas estão se mobilizando devido a movimentação do CMT para a taxar o serviço. “Se for decido por qualquer taxação absurda, os aplicativos farão o repasse, tirando do motorista ou passageiros, algo que não tem fundamento taxar o trabalhador para financiar o transporte privado”, finalizou
Prejuízos para VCG
Referente as alegações da Viação Campos Gerais e do poder público sobre o possível prejuízo que o sistema de transporte por aplicativos causou ao transporte público urbano, os motoristas autônomos afirmam que ao contrário do atual sistema de transporte urbano não necessitam de dinheiro público para ofertar um serviço e os aplicativos não causaram o prejuízo, mas sim a própria VCG quando não oferece um sistema de qualidade.
“E uma lei da oferta e da demanda, se você oferece um serviço melhor, de qualidade é obvio que as pessoas irão migrar para este serviço, e não ficar presos em um sistema arcaico e que não funciona mais e nós não precisamos de dinheiro público ou subsídios para realizar o nossa atividade, essa é nossa diferença”, finalizaram.
Boca no Trombone
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