Categorias: Ponta Grossa

Motoristas de app se posicionam contra Projeto de Lei para regulamentar o setor

Em mais uma edição do BNT Entrevista, o assunto em destaque foi o Projeto de Lei Complementar (PLP) 12/2024, que visa regularizar a atuação dos motoristas por aplicativo no Brasil.

O entrevistado, Lauro Lopes, motorista de aplicativo, falou sobre a proposta e as preocupações dos profissionais da área. Segundo Lopes, a PLP traz algumas obrigações, como a contribuição para o INSS, além de estipular um valor por hora de trabalho de cerca de R$32. “Ela veio com o intuito de regulamentar mas só onera o motorista e também o passageiro”, disse.

Ele ressalta que essas medidas não são benéficas para os motoristas, pois não levam em consideração os custos operacionais, como combustível e manutenção do veículo, que são calculados por quilometragem. “O nosso custo não é por hora e sim por quilometragem, então isso precisa mudar. Os motoristas, do contrário que todos pensam, ninguém é contra uma regulamentação mas que seja justa e que a categoria seja realmente ouvida”, explicou.

A falta de clareza em relação à carga horária e a possibilidade de redução nos ganhos preocupam os profissionais, que temem ter que trabalhar mais horas para compensar as limitações impostas pela lei.

Lopes destaca a importância da mobilização dos motoristas e das lideranças locais. Em Ponta Grossa, houve um esforço conjunto para dialogar com os representantes políticos e expressar as preocupações da categoria. O deputado federal Aliel Machado se mostrou receptivo às demandas dos motoristas e se comprometeu a buscar alterações no texto da PLP.

Além disso, Lopes também falou da importância de uma regulamentação específica para cada município, levando em consideração as características locais e as necessidades dos motoristas. “Cada município precisa fazer a sua regulamentação porque cada cidade vive uma realidade diferente, a realidade de Curitiba não é a mesma de Ponta Grossa, assim como valores de combustíveis são totalmente diferentes, as condições das vias, quantidade de semáforos, tudo isso conta”, disse.

Com uma média de cerca de quatro mil motoristas atuando em Ponta Grossa, de acordo com Lopes, a regulamentação proposta pode afetar significativamente a economia local e o sustento de muitas famílias.

Assista a entrevista completa abaixo:

Leia também: Morador denuncia vazamento de água contaminada do Lago do Parque dos Pinheiros em sua propriedade

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Artigos recentes

Câmera registra acidente entre carros em Castro e ambos param em um posto de combustível

Acidente aconteceu na manhã de sábado. A mulher que conduzia um HB20 teve ferimentos graves…

% dias atrás

Alunos de projetos da Prefeitura de PG arrecadam doações para o Rio Grande do Sul

Campanha 'Aula Solidária' arrecadou mais de meia tonelada de roupas, além de 80kg de alimentos,…

% dias atrás

Idoso é atropelado por caminhão e morre na PR-151 em Jaguariaíva

Idoso foi atropelado por caminhão semi-reboque na PR-151 por volta de 02h deste domingo (19).…

% dias atrás

Homem vê viatura da PM, sai correndo e acaba preso em bairro de Ponta Grossa

Indivíduo estava com mandado de prisão em aberto por pensão alimentícia. Ele foi detido na…

% dias atrás

Homem é preso por ameaça, perseguição, injúria, desacato e resistência em Irati

Indivíduo era investigado pelos crimes de ameaça e perseguição contra uma criança, além de perturbar…

% dias atrás

Meteoro cruza céu de Portugal e causa espanto em moradores. Veja vídeo

De acordo com informações, metoro seria uma rocha que se desprendeu de um cometa e…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade