O Ministério Público de Minas Gerais denunciou dois médicos obstetras do Hospital Municipal de Governador Valadares pelos crimes de aborto sem o consentimento da gestante. O caso, que remonta a 2022, levanta acusações graves contra os profissionais, com a Procuradoria alegando a presença de dolo eventual e violência psicológica contra a mulher.
De acordo com a denúncia, a gestante, que estava com 39 semanas de gravidez, deu entrada no hospital com fortes dores no baixo ventre. Após horas de espera, o bebê faleceu em decorrência de um quadro de sofrimento fetal agudo. A denúncia afirma que, durante o atendimento, a gestante foi submetida a procedimentos que configuram violência obstétrica, com grave violência psicológica.
A Procuradoria alega que os médicos assumiram o risco de causar a morte do feto, configurando dolo eventual, e violaram uma lei estadual que garante o atendimento humanizado à mulher em situações de aborto. A legislação brasileira permite a interrupção da gravidez apenas em três situações específicas: gravidez resultante de estupro, risco à vida da mulher e anencefalia do feto. Fora dessas exceções, a interrupção da gravidez é considerada crime, conforme o Código Penal de 1940, que prevê pena de 1 a 3 anos de prisão para mulheres que provocarem aborto em si mesmas.
A Prefeitura de Governador Valadares não respondeu às tentativas de contato para comentar sobre o caso. Os nomes dos médicos envolvidos não foram revelados, e o processo tramita em segredo de Justiça.
O Ministério Público de Minas Gerais aguarda o andamento do processo para a devida responsabilização dos envolvidos e a garantia dos direitos da gestante, em um caso que coloca em questão a prática da medicina e o respeito às normas legais e éticas em situações de aborto.
Via Banda B.
Veja mais:
Cinco pessoas são presas em operação contra o tráfico de drogas no PR
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade