O Ministério Público de Minas Gerais denunciou dois médicos obstetras do Hospital Municipal de Governador Valadares pelos crimes de aborto sem o consentimento da gestante. O caso, que remonta a 2022, levanta acusações graves contra os profissionais, com a Procuradoria alegando a presença de dolo eventual e violência psicológica contra a mulher.
De acordo com a denúncia, a gestante, que estava com 39 semanas de gravidez, deu entrada no hospital com fortes dores no baixo ventre. Após horas de espera, o bebê faleceu em decorrência de um quadro de sofrimento fetal agudo. A denúncia afirma que, durante o atendimento, a gestante foi submetida a procedimentos que configuram violência obstétrica, com grave violência psicológica.
A Procuradoria alega que os médicos assumiram o risco de causar a morte do feto, configurando dolo eventual, e violaram uma lei estadual que garante o atendimento humanizado à mulher em situações de aborto. A legislação brasileira permite a interrupção da gravidez apenas em três situações específicas: gravidez resultante de estupro, risco à vida da mulher e anencefalia do feto. Fora dessas exceções, a interrupção da gravidez é considerada crime, conforme o Código Penal de 1940, que prevê pena de 1 a 3 anos de prisão para mulheres que provocarem aborto em si mesmas.
A Prefeitura de Governador Valadares não respondeu às tentativas de contato para comentar sobre o caso. Os nomes dos médicos envolvidos não foram revelados, e o processo tramita em segredo de Justiça.
O Ministério Público de Minas Gerais aguarda o andamento do processo para a devida responsabilização dos envolvidos e a garantia dos direitos da gestante, em um caso que coloca em questão a prática da medicina e o respeito às normas legais e éticas em situações de aborto.
Via Banda B.
Veja mais:
Cinco pessoas são presas em operação contra o tráfico de drogas no PR
Equipe se deslocou até a região do Jardim Carvalho, onde um homem de 57 anos…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade