Categorias: Política

MPE é favorável à cassação de vereador de Castro; entenda

O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu um parecer que é favorável à cassação do mandato do vereador reeleito de Castro, Jovenil Rodrigues de Freitas (Podemos), em caso envolvendo fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024. Em dezembro, a justiça havia cassado o mandato do vereador. Relembre aqui

Tudo se iniciou através de uma ação movida por Antônio Levi Napoli Pinheiro, candidato a vereador, e pelo Partido da Renovação Democrática (PRD), presidido por Sandro Machinski, acusou o partido PODEMOS e a candidata Maria Cristina Pereira da Silva de inscrever uma candidatura fictícia para cumprir a cota mínima exigida de 30% de candidaturas femininas. A investigação revelou que Maria Cristina não realizou campanha efetiva, não obteve votos, e sua movimentação financeira foi irrisória, evidenciando sua candidatura como meramente formal. Em dezembro, Jovenil e Maria Cristina foram declarados inelegíveis por oito anos, sendo o vereador considerado, de acordo com a justiça de Castro, cúmplice na fraude.

Posteriormente, o processo seguiu para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e neste contexto, o MPE emitiu o parecer. O procurador regional eleitoral, Marcelo Godoy, ao analisar o caso, disse que a candidatura de Maria Cristina apresentava claras irregularidades. Como: votação zerada, inexistência de campanha e movimentação financeira mínima. Além disso, há um áudio em que Maria Cristina admitia não ter votado em si mesma.

Posicionamento

Para a reportagem do Portal Boca no Trombone, o vereador Jovenil destaca que “como já disse das outras vezes. Estou com minha consciência tranquila, perante os fatos, não tenho culpa nenhuma se tivemos uma candidata que não teve voto e ainda fez um áudio mentindo que votou em mim. Concerteza vou recorrer ao TRE, independente de qualquer resultado, ando de cabeça erguida. Eu Jovenil não devo e todos os candidatos de nosso partido foi incentivado a pedirem votos e fazer campanha”.

Nos próximos dias, o TRE analisa o parecer e vai determinar se cassa o mandato do vereador.

Leia também: Via Araucária estima fluxo de 516 mil veículos durante o Carnaval nas rodovias da região

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Artigos recentes

Entenda quem tem direito ao Pé-de-Meia

O pagamento da parcela de R$ 1 mil começa nesta terça-feira (25)

% dias atrás

Feriado de Carnaval altera pagamentos do INSS; veja como fica

Carnaval 2025 impacta pagamentos do INSS e salários; descubra como as datas de depósitos mudam…

% dias atrás

Aliados do PT são contratados em convênio da Usina de Itaipu

Itaipu sob suspeita: desvios políticos e milionários investimentos geram polêmica sobre gestão pública e transparência.

% dias atrás

Governo Lula avisa a centrais que vai liberar FGTS de quem usou saque-aniversário

Uma MP (medida provisória) deverá ser editada, embora esse instrumento gere resistência do Congresso

% dias atrás

Motorista foge após colidir contra motociclista em PG

O condutor do carro fugiu do local sem prestar socorro. Familiares das vítimas pedem ajuda…

% dias atrás

Restaurante de PG abre vagas de emprego para diversas funções

Clique e confira quais são as oportunidades que estão em aberto e o que é…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade