Categorias: Política

MPE é favorável à cassação de vereador de Castro; entenda

O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu um parecer que é favorável à cassação do mandato do vereador reeleito de Castro, Jovenil Rodrigues de Freitas (Podemos), em caso envolvendo fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024. Em dezembro, a justiça havia cassado o mandato do vereador. Relembre aqui

Tudo se iniciou através de uma ação movida por Antônio Levi Napoli Pinheiro, candidato a vereador, e pelo Partido da Renovação Democrática (PRD), presidido por Sandro Machinski, acusou o partido PODEMOS e a candidata Maria Cristina Pereira da Silva de inscrever uma candidatura fictícia para cumprir a cota mínima exigida de 30% de candidaturas femininas. A investigação revelou que Maria Cristina não realizou campanha efetiva, não obteve votos, e sua movimentação financeira foi irrisória, evidenciando sua candidatura como meramente formal. Em dezembro, Jovenil e Maria Cristina foram declarados inelegíveis por oito anos, sendo o vereador considerado, de acordo com a justiça de Castro, cúmplice na fraude.

Posteriormente, o processo seguiu para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e neste contexto, o MPE emitiu o parecer. O procurador regional eleitoral, Marcelo Godoy, ao analisar o caso, disse que a candidatura de Maria Cristina apresentava claras irregularidades. Como: votação zerada, inexistência de campanha e movimentação financeira mínima. Além disso, há um áudio em que Maria Cristina admitia não ter votado em si mesma.

Posicionamento

Para a reportagem do Portal Boca no Trombone, o vereador Jovenil destaca que “como já disse das outras vezes. Estou com minha consciência tranquila, perante os fatos, não tenho culpa nenhuma se tivemos uma candidata que não teve voto e ainda fez um áudio mentindo que votou em mim. Concerteza vou recorrer ao TRE, independente de qualquer resultado, ando de cabeça erguida. Eu Jovenil não devo e todos os candidatos de nosso partido foi incentivado a pedirem votos e fazer campanha”.

Nos próximos dias, o TRE analisa o parecer e vai determinar se cassa o mandato do vereador.

Leia também: Via Araucária estima fluxo de 516 mil veículos durante o Carnaval nas rodovias da região

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Artigos recentes

Páscoa Solidária distribui chocolates para 800 crianças no Costa Rica

Ação da Páscoa Solidária no bairro Costa Rica, com apoio de diversos grupos, distribui chocolates…

% dias atrás

Caixa, por Renata Regis Florisbelo

Oba, a coluna da Renata Regis Florisbelo já está no ar!! Venha sentir a magia…

% dias atrás

Condutor com sinais de embriaguez perde controle e colide contra muro de residência no Santa Paula

Homem de 49 anos perde o controle do veículo em Vila Santa Paula, no Contorno,…

% dias atrás

Homem é detido por agressão e ameaça de incêndio em residência no Contorno

Homem é preso por agressão e ameaças de incêndio contra convivente no bairro Contorno, após…

% dias atrás

Lula visita comunidade Maila Sabrina e oficializa assentamento em Ortigueira

O presidente Lula visita a comunidade Maila Sabrina no dia 30 de abril, para oficializar…

% dias atrás

GCM prende homem por dirigir embriagado na Vila Francelina

Um homem foi preso após ser flagrado dirigindo embriagado em Ponta Grossa. Teste do etilômetro…

% dias atrás