Neste 19 de novembro, Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa reforça seu compromisso na valorização das mulheres no mercado de trabalho, através de políticas públicas que ampliam oportunidades e promovem o crescimento financeiro feminino.
“Quando fortalecemos o empreendedorismo feminino, estamos promovendo independência, geração de renda e igualdade. Em Ponta Grossa, buscamos criar um ambiente propício para que essas mulheres alcancem o sucesso e se tornem protagonistas de suas histórias”, ressalta a prefeita Elizabeth Schmidt.
Dados da Receita Federal apontam que as mulheres representam a maioria dos microempreendedores individuais (MEIs) em Ponta Grossa, especialmente em setores como beleza e comércio. No segmento de cabeleireiros, por exemplo, elas somam 73,9% dos profissionais registrados, enquanto no comércio de vestuário e acessórios, elas representam 81,6%.
Um exemplo do impacto das políticas locais é o caso de Lindsay Teixeira, empresária no setor de estética. Ela iniciou como MEI, recebeu apoio da Sala do Empreendedor e, com a participação no programa VOE, conseguiu expandir sua empresa para o porte de microempresa (ME).
“Eu costumava acreditar que havia atingido meu limite, mas ao participar do programa VOE descobri que posso ir além. Em um mercado em constante transformação, manter-se atualizado é essencial, e Ponta Grossa oferece oportunidades para quem deseja crescer. O segredo do sucesso está na dedicação, resiliência e valorização de clientes e colegas, com persistência para alcançar qualquer objetivo”, conta a empresária.
A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, destaca que as iniciativas voltadas ao empreendedorismo fazem parte da estratégia de desenvolvimento do município, alinhadas aos eixos do Vale dos Trilhos. “Por meio de capacitações, consultorias e parcerias com instituições, como o SEBRAE, trabalhamos para oferecer às mulheres ferramentas necessárias para inovar e crescer, garantindo que Ponta Grossa continue como referência”, completa.
A cidade conta ainda com o apoio de instituições como a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios, e o Comitê Sicredi Mulher, que atuam em parceria com a Prefeitura para fomentar o protagonismo feminino nos negócios. “São iniciativas que mostram como o empreendedorismo feminino não é apenas uma alternativa de renda, mas também um motor de transformação social e fortalecimento da economia. Nosso compromisso é claro: continuar promovendo políticas públicas que apoiem e valorizem as mulheres”, finaliza Tônia.
Leia também:
Sindilojas pede mudança no Estar Digital de Ponta Grossa em prol de lojistas
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…
O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade