Categorias: DestaqueParaná

Municípios do Paraná recebem ambulâncias e câmaras frias para vacinas

O Ministério da Saúde (MS) e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), entregaram nesta segunda-feira (23) 93 câmaras refrigeradas de conservação e armazenamento de vacinas para municípios com menos de 100 mil habitantes e 13 ambulâncias padrão para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para várias regiões do Estado. 

Os investimentos anunciados chegam quase a R$ 4,8 milhões e fazem parte de incentivo financeiro do Ministério da Saúde (MS) para estruturação de unidades de Rede de Frio e renovação da frota de ambulâncias para atender a população.

“Este é mais um momento em que reafirmamos a importância da atuação do Governo do Estado. Por meio da entrega desses freezers será possível o armazenamento correto dos imunizantes garantindo a conservação das vacinas. Além disso, a renovação da frota Samu traz maior segurança e agilidade ao serviço de resgate prestado a toda população”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O superintendente estadual do Ministério da Saúde no Paraná, Benedito German Crespo Garcia, acompanhou a entrega e falou sobre a importância da parceria entre os governos federal e estadual para melhoria da qualidade na saúde.

“Essa parceria já vem rendendo bons frutos aos municípios paranaenses há quatro anos. Toda essa mobilização em busca da qualificação na saúde pública só é possível pelo excelente trabalho e dedicação por parte do governador Ratinho Junior e toda a sua equipe”, disse.

REDE DE FRIO

 A aquisição de novos equipamentos visa a estruturação de unidades de Rede de Frio nos municípios contemplados, distribuídos nas 22 Regionais de Saúde, com o objetivo de fortalecer o Programa de Imunizações do Estado (PNI).

O incentivo atende às exigências da portaria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Portaria Conass nº 2.855 de 2019). Os contemplados cumprem com os critérios estabelecidos no documento, como o limite máximo de 100 mil habitantes, sala de vacinas não equipada com câmara refrigerada e sistema de informação oficial do Ministério implantado.

O armazenamento dos imunobiológicos deve atender a algumas especificidades, evitando uma eventual perda dos produtos. As vacinas são produtos termolábeis e fotossensíveis, e exigem cuidados especiais, uma vez que são produtos que possuem alta sensibilidade às alterações de temperatura e à luz. As câmaras são específicas para armazenamento e mantêm a temperatura estável entre 2ºC e 8ºC.

AEN

Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná.

Artigos recentes

Mabel Canto emite nota e anuncia suspensão de atividades após incidente com Sandra Queiroz

Mabel Canto emite nota sobre incidente com candidata a vice-prefeita em Ponta Grossa

% dias atrás

Trabalhador sofre fratura grave durante acidente na SANEPAR em Ponta Grossa

Trabalhador sofre fratura grave após manilha cair em sua perna durante serviço na SANEPAR, Ponta…

% dias atrás

Sandra Queiroz, vice de Mabel Canto é hospitalizada após se engasgar com carne em Ponta Grossa

Sandra Queiroz, vice de Mabel Canto, é hospitalizada após engasgo em Ponta Grossa. Samu precisou…

% dias atrás

Colisão entre Gol e Palio deixa três feridos em bairro de Ponta Grossa

Acidente na Vila Isabel, Ponta Grossa: Gol capota após colisão com Palio que furou a…

% dias atrás

Homem é preso em Irati por violação de ordem judicial da Lei Maria da Penha

Homem é preso em flagrante em Irati por descumprir medida protetiva da Lei Maria da…

% dias atrás

Viação Campos Gerais está contratando

A vaga que está aberta na VCG é a de torneiro mecânico. Os interessados a…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade