Categorias: Entretenimento

Museu Campos Gerais promove exposição gratuita sobre ciências forenses

O Museu Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (MCG-UEPG) vai ocupar a rua em 08 de março para inaugurar sua nova exposição. A mostra “V ou F? Venha ser um Cientista Forense” vai adentrar no universo da investigação criminal e de falsificações, com possibilidade dos visitantes poderem identificar produtos originais e conhecer trabalho de profissionais forenses. O evento inicia às 19h, na Rua Engenheiro Schamber, 686 – Centro, com entrada gratuita. 

Um cientista forense sabe investigar e identificar o que é verdadeiro ou falso. Isso é o que a exposição promete explicar. Os visitantes poderão conferir objetos variados, como notas fiscais, fios elétricos, medicamentos, produtos de higiene, camisetas, tênis e bebidas; além das itens da Polícia Científica. O público terá uma experiência sensorial com o microlaboratório de papiloscopia, que trabalha na identificação de suspeitos ou desaparecidos, com análise de digitais impressas e produção de retratos falados.

Na frente do Museu, estarão expostos carros antigos da Polícia Militar e uma van da Polícia Científica, que vai a locais de crimes e eventos que demandam um trabalho de investigação forense. “As pessoas poderão conferir objetos de seu cotidiano, para perceberem a variedade de falsificações e adulterações que fazem parte da nossa vida em todos os aspectos. O público também vai conhecer como é o trabalho para solucionar um assassinato”, afirma o diretor do Museu, professor Niltonci Batista Chaves.

A maioria dos objetos em mostra são provenientes do acervo do Grupo de Proteção à Marca (BPG). De acordo com Niltonci, a exposição também é uma aliada no trabalho de combate a todas as formas de falsificação. “Vamos trabalhar para que pessoas percebam que comprar um produto falsificado significa contribuir com a violência, com o crime organizado, com o trabalho forçado e com a ausência de direitos. Então existe uma perspectiva pedagógica nesta iniciativa”, completa. Ao longo dos meses em que o MCG sediar a mostra, terão atividades educativas e culturais, com debates sobre notícias falsas e falas acadêmicas ligadas a profissionais da área.

Histórico e serviço 

A exposição nasceu a partir do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) de Ciências Forenses, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com a UEPG e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), com apoio da Polícia Científica do Paraná. O horário de atendimento do Museu Campos Gerais é de terça-feira a sábado, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Para visitações individuais, não é necessário agendamento. Em caso de visitas de grupos, é necessário enviar e-mail para museucamposgerais@uepg.br.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Homem suspeito de matar caminhoneiros em Ponta Grossa tem prisão mantida após audiência de custódia

Audiência de custódia mantém preso suspeito de assassinar dois caminhoneiros em Ponta Grossa; defesa alega…

% dias atrás

Coritiba vence Operário por 2 a 0 no Couto Pereira pela Série B

Coritiba derrota Operário-PR por 2 a 0 no Couto Pereira, com gols de Gustavo Coutinho…

% dias atrás

Motorista de aplicativo é encontrado no porta-malas após ser feito refém

Motorista de aplicativo é sequestrado em Colombo e encontrado no porta-malas do carro em Bocaiúva…

% dias atrás

Jovem de 24 anos morre vítima de câncer em Ponta Grossa

Marco Antônio Taques, de 24 anos, faleceu em Ponta Grossa após lutar contra o câncer;…

% dias atrás

Criança morre após ser esquecida dentro de carro por dez horas

Menino de três anos morre em Videira após ficar dez horas trancado em carro; Polícia…

% dias atrás

Cavalcante Veículos reinaugura loja com novo espaço moderno e variedade de seminovos

Cavalcante Veículos reinaugura loja em Ponta Grossa com ambiente moderno, ampla oferta de seminovos certificados…

% dias atrás