Categorias: Cidades

Nasa marca datas possíveis para retorno à Lua

Um dos momentos históricos que marcou o ápice da conquista humana sobre a natureza – a chegada do homem à Lua – terá um novo e empolgante capítulo. Com participação brasileira, a missão Artemis planeja levar uma nova missão tripulada para a superfície lunar em 2024.
Segundo o novo cronograma publicado pela agência aeroespacial norte-americana, a primeira fase da empreitada – que será dividida em três grandes etapas – será em 29 de agosto, com o lançamento da missão Artemis I.
O foguete SLS (Space Launch System, ou sistema de lançamento espacial, em tradução livre) transportará o veículo Orion – projetado para levar astronautas a lugares nunca antes alcançados – pela órbita da Lua e de volta à Terra, mas sem tripulantes. Nesta primeira fase, elementos cruciais de funcionamento dos sistemas de propulsão e das rotas de viagem serão postos à prova.
[RELACIONADAS]
A complexidade das missões aumentará à medida que o cronograma avançar. Na segunda fase, a Artemis II, que será totalmente tripulada, astronautas altamente qualificados farão testes exaustivos nos sistemas de lançamento, acoplagem, sobrevivência e transporte de carga pelo espaço. A missão será um marco também para o futuro da exploração espacial além da órbita terrestre e lunar: o sucesso das tecnologias garantirá a viabilidade das missões que visam chegar a Marte. O trajeto durante a Artemis II será o maior percorrido por humanos fora da terra: cerca de 450 mil quilômetros além da órbita do planeta azul.
Prevista para 2024, a Artemis III deverá, de fato, levar astronautas para a superfície lunar. Entre eles, a primeira mulher a pisar na Lua. Com a evolução das missões, a expectativa é que a capacidade de carga do foguete SLS combinado com a capsula tripulada Orion aumente de 26 para 45 toneladas métricas, o que deve garantir a sobrevivência da tripulação em missões no espaço profundo.
Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Estado e UEPG confirmam abertura de 22 novos leitos clínicos para Ponta Grossa

São mais 12 leitos para tratamento de pacientes diagnosticados com os tipos mais graves da…

% dias atrás

SindHosp lança livro que retrata a trajetória da pandemia de Covid-19

O SindHosp lança oficialmente, no próximo dia 21 de maio, às 13h00, na sala da…

% dias atrás

Pai é preso acusado de abusar sexualmente da filha de 7 anos em PG

Uma segunda prisão, também, foi realizada: um homem, de 58 anos, acusado de abusar sexualmente…

% dias atrás

Correios suspendem recebimento de roupas doadas ao Rio Grande do Sul

Água, alimentos não perecíveis e material de limpeza são prioridades. Até quarta, as agência dos…

% dias atrás

ABIMAQ realiza curso de gestão de conflitos

O curso será ministrado pela supervisora de marketing e de gestão de vendas, Katia R.…

% dias atrás

Quem deve receber nova vacina da Covid-19 no PR?

O imunizante Spikevax irá substituir todas as vacinas utilizadas até o momento contra o vírus…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade