Categorias: Ponta Grossa

No Dia das Mães, pesquisadora da UEPG propõe romper ideal romantizado da maternidade

Debaixo de um ipê rosa florido, a pesquisadora Maísa Caminski Antunes caminha com os filhos Pedro e Melissa no campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A cena, carregada de afeto, também carrega reflexões profundas. Neste Dia das Mães, comemorado neste domingo (11), Maísa usa sua vivência para dar visibilidade à diversidade das experiências maternas dentro da universidade pública.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE), Maísa pesquisa justamente o suporte que a instituição oferece a mães estudantes. Sua trajetória acadêmica começou na graduação em Pedagogia, onde já abordava questões relacionadas à maternidade. Agora, sob orientação da professora Marcela Teixeira Godoy, ela aprofunda o tema com um olhar crítico e sensível.

“Me tornei sujeito vivendo esta realidade. Comecei a me questionar sobre a maternidade universitária quando me vi nesse processo”, afirma.

Durante a graduação, Maísa engravidou de Pedro. Melissa nasceu quando ela foi aprovada no mestrado. A pesquisadora destaca que a vivência da maternidade nas universidades públicas ainda é marcada por obstáculos e invisibilidades. Embora a UEPG ofereça o Regime de Exercícios Domiciliares (RED) — que garante até 120 dias de afastamento para gestantes e adotantes —, a permanência nos estudos exige uma rede de apoio e compreensão institucional.

“Minha maternidade está situada na vivência de uma mulher cis, branca, da classe trabalhadora, que há um ano se tornou mãe solo. É fundamental falar da maternidade no plural, porque há múltiplas experiências que precisam ser respeitadas”.

Na UEPG, segundo dados da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), pelo menos 60 estudantes vivenciam a maternidade atualmente. Entre as servidoras, 628 das 770 professoras e agentes universitárias (efetivas e temporárias) também são mães. Apesar disso, Maísa aponta que ainda existe um olhar idealizado e romantizado sobre o papel materno, o que mascara as dificuldades reais enfrentadas por essas mulheres.

“Não dá para idealizar a mãe como uma guerreira. Ela não deveria ser, não deveríamos carregar tanta sobrecarga”.

Neste Dia das Mães, a pesquisadora propõe uma mudança de perspectiva: que a data vá além das flores e homenagens simbólicas. Ela defende que a maternidade seja compreendida em sua complexidade, com respeito, escuta e políticas públicas efetivas de acolhimento.

“Quero que minha pesquisa gere impacto prático. Que a universidade olhe para as mães sem romantização e com mais compromisso em garantir sua permanência com dignidade”.

Leia também: Palladium Ponta Grossa celebra o Dia das Mães com sorteio de carro 0km

Fabiano Blageski

Radialista em Ponta Grossa, atuou em rádios, TV e sites, com experiência no microfone e nos bastidores. Apaixonado por comunicação, entretenimento e notícias, também é promoter de eventos, assessor de imprensa, destacando-se pela versatilidade e busca constante por aprendizado.

Artigos recentes

Paraná alcança 4º lugar no Índice de Progresso Social do Brasil

Estado tem nota acima da média nacional e avança em qualidade de vida, educação, moradia…

% dias atrás

Brasileiros lutam pela vida em competições internacionais nesta quinta

Fortaleza, Atlético-MG, Grêmio e Fluminense entram em campo nesta quinta (30) em busca da vaga…

% dias atrás

Polícia Militar prende suspeito de tentativa de homicídio no bairro Chapada

Os policiais realizaram diligências e localizaram o suspeito em uma residência desabitada. Ele confessou o…

% dias atrás

Empresas precisam fazer cadastro prévio para comprar créditos do Conecta PG; entenda

A partir de julho, a aquisição de créditos só será possível para empresas que realizarem…

% dias atrás

Alckmin é internado e passa por exames após sentir enjoo e dores abdominais

Vice-presidente está internado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Exames preliminares sugerem uma inflamação intestinal.

% dias atrás

Deputados aprovam projeto que destina multas de trânsito para custear CNH; entenda

Proposta visa beneficiar os cidadãos que se encontram no Cadastro Único para Programas Sociais do…

% dias atrás