AssCom Diocese de Ponta Grossa e CNLB
A XXXVIII Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) do Regional Sul 2, realizada na Diocese de Ponta Grossa neste fim de semana, contou com a presença de representantes de dez dioceses e organismos filiados e teve como um dos momentos centrais a eleição da nova diretoria. Com chapa única, a escolha foi feita por aclamação, e Paulo Antônio Conte, da Paróquia Bom Pastor, de Mandaguari, Arquidiocese de Maringá, foi definido como o novo presidente do CNLB Sul 2. O mandato terá duração de três anos.
Conte, que anteriormente presidia a Província de Maringá, destacou a importância da orientação pastoral dentro do CNLB Sul 2. “Assim como sabemos da importância de se ter um pai biológico, também precisamos de um pastor como Dom Severino Clasen, que é o pastor do CNLB Sul 2 e acompanha o laicato. Ele nos ajuda a compreender questões que necessitam de luz”, ressaltou o presidente eleito.
A estrutura do laicato conta com diferentes instâncias organizacionais: nacional, regional, diocesana e provincial. Cada quatro dioceses formam uma província, sendo que os leigos compõem a maioria na Igreja. “O papel do cristão leigo é levar a vivência cristã para a sociedade, atuando em diversas frentes como política, ciência, cultura e empreendedorismo. Precisamos colaborar para que o Reino de Deus e a casa comum que recebemos sejam cuidados”, explicou Conte, citando as palavras do Papa Francisco.
A assembleia também contou com a presença do bispo de Ponta Grossa, Dom Bruno Elizeu Versari, que celebrou a Santa Missa no domingo. Ele reforçou o papel dos leigos na Igreja e na sociedade. “O Conselho é a reunião dos fiéis leigos em torno da vivência da fé. Refletimos sobre os desafios diários e sobre como viver a fé em nosso cotidiano”, disse Dom Bruno. Já o bispo emérito, Dom Sergio Arthur Braschi, destacou a importância da sinodalidade e o jubileu de 2025, presenteando os participantes com a execução do Hino Oficial do jubileu.
Presenças e mensagens
Dom Geovane Pereira de Melo, bispo da Diocese de Araguaína e presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, enviou uma mensagem ressaltando o contexto especial da assembleia. “Estamos celebrando um jubileu com o tema ‘Peregrinos de Esperança’ e buscando aplicar as conclusões do Sínodo sobre sinodalidade. Que esta assembleia sirva como impulso para que os leigos e leigas tomem consciência de sua vocação batismal e de seu papel na Igreja e na sociedade”, afirmou.
Dom Frei Severino Clasen, arcebispo de Maringá e bispo referencial para o laicato no Regional Sul 2, participou do evento na sexta-feira, levando palavras de incentivo aos leigos. Já Célia Soares de Souza, assessora da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, enfatizou que a assembleia ocorreu em um período de jubileu importante, incluindo os 50 anos do Conselho Nacional do Laicato do Brasil e o centenário da Diocese de Ponta Grossa.
Roberto Mistrorigo Barbosa, da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, da Diocese de Ponta Grossa, foi eleito tesoureiro e também atuará junto à Comissão Nacional de Formação. Ele apontou como meta fortalecer o Conselho e as Escolas de Fé e Política. “Queremos fortalecer o Projeto Encantar a Política, apoiar iniciativas socioambientais e identificar novas lideranças para uma inserção mais ativa do laicato”, disse.
Nova Diretoria
A diretoria eleita do CNLB Sul 2 ficou composta da seguinte forma:
A nova gestão tem como desafio fortalecer a atuação dos leigos dentro e fora da Igreja, promovendo maior participação nas questões sociais e políticas, alinhadas à missão evangelizadora da Igreja Católica.
A Igrejinha de Uvaranas em Ponta Grossa realiza pastelada solidária em 29/03, arrecadando fundos para…
As cerimônias de sepultamento acontecem em diferentes cemitérios da região, atendendo com respeito e dignidade…
Segundo Gonet, não há provas suficientes de que Bolsonaro tenha efetivamente pedido a Mauro Cid…
Falta de placa de sinalização no Nova Rússia causa colisão entre Fiat Strada e Gol;…
CBF definiu a demissão de Dorival Júnior nesta sexta-feira (28)
Um homem agrediu brutalmente sua ex-namorada em Río Gallegos, Argentina. Imagens fortes.
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade