Categorias: Política

Nova lei garante mais recursos para crédito à agricultura familiar

Entrou em vigor a Lei 15.034/24, que autoriza a União a usar o Fundo Garantidor de Operações (FGO) para empréstimos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), garantindo um aporte de R$ 500 milhões para essa finalidade.

O FGO garante aos bancos parte do pagamento das parcelas dos empréstimos que não forem pagas pelo tomador da dívida. Assim, o agricultor familiar poderá ter mais facilidade de conseguir um financiamento, já que o banco contará com esse novo mitigador de risco das operações.

Além disso, os valores não utilizados até 31 de dezembro de 2027 poderão ser destinados à garantia das operações financeiras no Pronaf. A partir de janeiro de 2028, novos valores serão definidos.

O FGO também poderá ser reforçado com recursos remanescentes de garantias antes destinadas ao Programa Desenrola Brasil, desde que os valores não estejam comprometidos com outros custos ou operações já garantidas. A legislação também isenta a cobrança da comissão pecuniária para garantias concedidas no âmbito do Pronaf, reduzindo custos para os beneficiários.

A lei teve origem no PL 2750/24, do Poder Executivo. A nova legislação altera a Lei 13.999/20, que criou o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), e a Lei 12.087/09, que regula o auxílio financeiro da União a estados, municípios e ao Distrito Federal.

Veto
O presidente Lula vetou dispositivo que exigia uma dotação orçamentária específica para que a União pudesse integralizar cotas no FGO. Segundo o governo, essa medida seria inconstitucional por violar o princípio da exclusividade orçamentária ao impor regras que interferem na gestão de fundos privados. Além disso, argumentou-se que a exigência poderia criar barreiras operacionais, atrasando a execução dos recursos e impactando o atendimento ao Pronaf.

 

Leia também   Lula lança programa de urbanização de favelas Periferia Viva

 

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Médico suspeito de matar a própria mãe é filho de vereador de Ponta Grossa

O suspeito é filho de Jairton da Farmácia, vereador da Câmara Municipal de Ponta Grossa

% dias atrás

Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual

Inicialmente previsto para encerrar em 29 de novembro, o período foi estendido até o dia…

% dias atrás

Idoso é vítima de estelionato e tem prejuízo de mais de 20 mil em PG

Homem trocou cartão de idoso em agência bancária e realizou saques de mais de R$…

% dias atrás

Polícia Militar inicia nesta sexta a Operação Natal

Com o envolvimento de todo o efetivo do batalhão, a iniciativa visa garantir um ambiente…

% dias atrás

PCPR ajusta estratégias para a Operação Verão Maior

As ações da Operação Verão Maior começarão em breve, com foco em garantir segurança e…

% dias atrás

Delegado apresenta detalhes sobre a morte de idosa em PG; filho é principal suspeito

Delegado afirma que vizinhos ouviram barulhos de agressões durante a madrugada. Médico está detido

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade