Após a nomeação da nova secretária de Meio Ambiente, Carla Kritski, na sexta-feira (12), grupos ativistas a causa animal protestaram contra a decisão de Elizabeth, acusando Carla de “apoiar maus-tratos”.
O Grupo Fauna, uma das ONGs que criticaram a nomeação, argumenta que Carla é apoiadora e competidora em rodeios, atuando em provas de tambor. “O Grupo Fauna recebeu com surpresa a nomeação da nova secretária municipal de Meio Ambiente, levando em consideração que a mesma apoia rodeios e, não bastasse isso, é competidora na prova do tambor, a qual já tem estudos demonstrando o sofrimento que causa aos equinos, gerando portanto maus tratos. Somos cientes da discussão acerca da questão cultural envolvida, mas esta não pode se sobrepor a uma realidade incontestável, os animais são seres sencientes e não temos o direito de, para diversão humana, imputar a eles dor e sofrimento”, diz a nota.
Outros grupos, como o de Protetores Independentes, também emitiram notas afirmando preocupação com a nomeação da nova secretária da pasta. Inclusive, um abaixo-assinado online foi aberto por outro movimento pedindo a exoneração de Carla da pasta.
O assunto também foi debatido na Câmara de Vereadores. A parlamentar Josi Kieras (PT) disse que o perfil nas redes sociais mostra que a nomeação de Carla na secretaria de Meio Ambiente é ‘incoerente’. “Não tenho nada pessoal contra a secretária, pois não a conheço. Mas, por suas redes sociais, é possível ver um perfil voltado à caça, apoio à rodeios e até a comparação de que um cão-guia é igual a um cavalo de rodeio”, apontou.
O vereador Júlio Kuller (MDB) rebateu a fala de Josi e pediu para deixar a nova secretária trabalhar. “A Carla é uma pessoa que já atua na secretaria. É difícil fazer uma crítica, baseada em redes sociais, com alguém que está assumindo a pasta, então eu peço ‘tempo ao tempo’. Vamos deixar a nova secretária atuar”, disse.
Carla Kritski é formada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e bacharel em Agronomia pelo Cescage.
A nova secretária de Meio Ambiente tem MBA em Gestão Ambiental e Controle de Qualidade (Faculdade União), além de Extensão Universitária em Comércio Exterior para o Agronegócio (Universidade Federal do Paraná).
Atuou profissionalmente em empresas como BASF, Coamo e Louis Dreyfus. É perita ambiental (2023) e gestora ambiental (2024).
O portal BNT procurou a secretaria do Meio Ambiente para um posicionamento sobre as críticas, mas não obteve retorno até o momento.
Leia também: Operário tenta reverter decisão e liberar presença de parte da torcida no primeiro jogo da Série B
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade