Categorias: Policial

Nova secretária de Meio Ambiente é criticada por grupos ativistas e gera debate na Câmara

Após a nomeação da nova secretária de Meio Ambiente, Carla Kritski, na sexta-feira (12), grupos ativistas a causa animal protestaram contra a decisão de Elizabeth, acusando Carla de “apoiar maus-tratos”.

O Grupo Fauna, uma das ONGs que criticaram a nomeação, argumenta que Carla é apoiadora e competidora em rodeios, atuando em provas de tambor. “O Grupo Fauna recebeu com surpresa a nomeação da nova secretária municipal de Meio Ambiente, levando em consideração que a mesma apoia rodeios e, não bastasse isso, é competidora na prova do tambor, a qual já tem estudos demonstrando o sofrimento que causa aos equinos, gerando portanto maus tratos. Somos cientes da discussão acerca da questão cultural envolvida, mas esta não pode se sobrepor a uma realidade incontestável, os animais são seres sencientes e não temos o direito de, para diversão humana, imputar a eles dor e sofrimento”, diz a nota.

Outros grupos, como o de Protetores Independentes, também emitiram notas afirmando preocupação com a nomeação da nova secretária da pasta. Inclusive, um abaixo-assinado online foi aberto por outro movimento pedindo a exoneração de Carla da pasta.

Repercussão na Câmara

O assunto também foi debatido na Câmara de Vereadores. A parlamentar Josi Kieras (PT) disse que o perfil nas redes sociais mostra que a nomeação de Carla na secretaria de Meio Ambiente é ‘incoerente’. “Não tenho nada pessoal contra a secretária, pois não a conheço. Mas, por suas redes sociais, é possível ver um perfil voltado à caça, apoio à rodeios e até a comparação de que um cão-guia é igual a um cavalo de rodeio”, apontou.

O vereador Júlio Kuller (MDB) rebateu a fala de Josi e pediu para deixar a nova secretária trabalhar. “A Carla é uma pessoa que já atua na secretaria. É difícil fazer uma crítica, baseada em redes sociais, com alguém que está assumindo a pasta, então eu peço ‘tempo ao tempo’. Vamos deixar a nova secretária atuar”, disse.

A nova secretária

Carla Kritski é formada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e bacharel em Agronomia pelo Cescage.

A nova secretária de Meio Ambiente tem MBA em Gestão Ambiental e Controle de Qualidade (Faculdade União), além de Extensão Universitária em Comércio Exterior para o Agronegócio (Universidade Federal do Paraná).

Atuou profissionalmente em empresas como BASF, Coamo e Louis Dreyfus. É perita ambiental (2023) e gestora ambiental (2024).

 

Defesa

O portal BNT procurou a secretaria do Meio Ambiente para um posicionamento sobre as críticas, mas não obteve retorno até o momento.

Leia também: Operário tenta reverter decisão e liberar presença de parte da torcida no primeiro jogo da Série B

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Operário empata com São Joseense no 1º jogo das quartas de final do Paranaense

No empate em 1 a 1 entre Operário e São Joseense, destaque para os gols…

% dias atrás

Confira os 10 maiores ganhadores do Programa Nota Paraná

O líder disparado no ranking de sortudos do programa da Secretaria de Fazenda é de…

% dias atrás

Acidente na PR-151 deixa um morto e carga de cervejas espalhada na pista

O acidente causou transtornos no tráfego e mobilizou as autoridades para a apuração das causas.

% dias atrás

Família busca por homem desaparecido desde quinta-feira (20)

Segundo a família, o homem desaparecido necessita de medicação controlada e cuidados especiais.

% dias atrás

Papa Francisco permanece em estado crítico após crise respiratória

Até o momento, não há previsão de alta, e a agenda do Papa permanece suspensa.

% dias atrás

Carnaval no Paraná: opções para todos os estilos de folia e descanso

Tanto quem está em busca de descanso quanto quem não deixa de lado um tradicional…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade