Categorias: Policial

Nove pessoas morreram em confronto com a PM ao longo de 2023 em Ponta Grossa

Nesta quarta-feira (3), o Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), divulgou o balanço das mortes registradas em confrontos a Polícia Militar, Civil e Guarda Municipal em todo o estado em 2023.

Conforme o levantamento realizado, foram 348 mortes no período, sendo 343 resultantes de confrontos com policiais militares e cinco com guardas municipais. Não houve registro de morte causada por policiais civis, e os números representam uma queda expressiva no total de mortes, sendo 28,7% a menos em comparação com o ano de 2022.

Em relação ao número de confrontos com a Polícia Militar, Ponta Grossa registrou ao longo do ano passado nove mortes. Na região, municípios próximos registraram no total 13 mortes, ou seja, São Mateus do Sul somou quatro óbitos, Arapoti, Castro e Telêmaco Borba acumularam dois óbitos cada uma, e os municípios de Ivaí, Jaguariaíva e Prudentópolis somaram um óbito cada uma.

Estratégia

O controle estatístico das mortes em confrontos policiais pelo Gaeco faz parte de estratégia institucional de atuação do MPPR com o objetivo de contribuir para a diminuição da violência das abordagens conduzidas pela polícia. As iniciativas do Ministério Público com esse intuito são constantemente discutidas com representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública, da Polícia Civil e da Polícia Militar e outros integrantes do MPPR.

Nesse contexto, o Ministério Público do Paraná, a exemplo dos demais MPs do Brasil, aderiu ao programa nacional “O MP no enfrentamento à morte decorrente de intervenção policial”, instituído pelo Conselho Nacional do Ministério Público, por meio da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança. A iniciativa do CNMP busca assegurar a correta apuração das mortes de civis em confrontos com policiais e guardas municipais, garantindo que toda ação do Estado que resulte em morte seja investigada.

Com informações Ministério Público

Veja a entrevista com o procurador de Justiça, Leonir Batisti;

Leia também: Homem é encontrado morto dentro de casa na Ronda

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Artigos recentes

Zanlorenzi Bebidas oferece visitas guiadas para escolas e universidades em sua fábrica de Campo Largo

Até 1976, a fábrica, em Campo Largo (PR), concentrava em um único local as etapas…

% dias atrás

Aliel Machado recebe título de Cidadão Honorário em Reserva

Deputado Federal é reconhecido por sua contribuição, com mais de R$ 7 milhões em recursos…

% dias atrás

Atléticas da UEPG arrecadam duas toneladas de produtos no trote solidário

Alunos da UEPG arrecadam alimentos e produtos de limpeza para famílias carentes em Ponta Grossa.

% dias atrás

PRF realiza maior apreensão de maconha do ano na BR-277

A apreensão é considerada a maior do ano até o momento.

% dias atrás

Rodovias dos Campos Gerais terão obras e manutenção neste fim de semana

Obras nas rodovias podem causar lentidão, motoristas devem redobrar a atenção nos trechos em manutenção.

% dias atrás

Operação Força Total Brasil XII/AIFU resulta em prisões e apreensões em PG

Os detidos e os materiais apreendidos foram encaminhados à delegacia pela Guarda Civil Municipal para…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade