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Novo CadÚnico gera mudanças temporárias no atendimento dos CRAS; confira

O Governo Federal implementará melhorias no sistema para o atendimento à população e o acesso aos benefícios sociais a partir de fevereiro: é o Novo Cadastro Único. Por esse motivo, estão previstas mudanças temporárias no atendimento das unidades do CRAS em Ponta Grossa até o dia 17 de março, quando tudo voltará ao normal.

Até que o novo sistema esteja em pleno funcionamento, haverá algumas alterações no atendimento. A partir desta semana, os servidores do CRAS participarão de treinamentos para a utilização da nova plataforma. Assim, até o final deste mês, serão realizados apenas atendimentos pré-agendados.

Para que nenhum cidadão seja prejudicado, já está previsto um mutirão de atendimento para aqueles que não puderem ser atendidos nesse período. O mutirão acontecerá no dia 23 de março, domingo, na sede da Fundação Municipal de Assistência Social (FASPG).

Leia mais: Mães denunciam situação precária em transporte de alunos da APAE Ponta Grossa

Melhorias



O Novo Cadastro Único será uma plataforma integrada com outros sistemas, trazendo mais eficiência no atendimento às necessidades da população. Seu desenvolvimento foi realizado pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), que passará a ser o agente operador do Cadastro Único. Para a população, as informações do formulário permanecerão as mesmas.

Com o novo sistema, o número de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) passará a ser obrigatório para a inclusão e atualização cadastral. O Número de Identificação Social (NIS) continuará sendo utilizado, mas deixará de ser o código principal de identificação dos cadastrados.

Outra novidade é que, a partir de 28 de fevereiro, a base de dados atualmente gerida pela Caixa Econômica Federal também será migrada para a Dataprev.

Plataforma integrada

A partir de março, o Cadastro contará com uma plataforma totalmente integrada ao seu Portal de Gestão, incluindo: Sistema de entrada e alimentação de dados; Sistema de capacitação de operadores; Sistema de gestão de riscos e monitoramento de fraudes; Sistema de gestão de acessos; e Sistema de relatórios analíticos.

Além disso, o formulário do Cadastro Único estará disponível offline para dispositivos móveis, permitindo a coleta de dados por meio de tablets ou celulares.

O Novo Cadastro Único também contará com ferramentas de inteligência de dados e inteligência artificial, que ajudarão a monitorar movimentos atípicos, evitando erros de cadastramento e fraudes.

Agenda de atendimentos nos CRAS

17 a 21 de fevereiro – Servidores em treinamento para o novo sistema.
17 a 28 de fevereiro – Apenas atendimentos pré-agendados nos CRAS.
1º a 16 de março – Novo sistema operando em modo offline (não será possível emitir documentos nesse período).
17 de março – Previsão de retorno ao atendimento normal, já com o Novo CadÚnico.
23 de março – Mutirão de atendimento à população (somente para pessoas agendadas).

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

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