Divulgação: PMPG
O Governo Federal implementará melhorias no sistema para o atendimento à população e o acesso aos benefícios sociais a partir de fevereiro: é o Novo Cadastro Único. Por esse motivo, estão previstas mudanças temporárias no atendimento das unidades do CRAS em Ponta Grossa até o dia 17 de março, quando tudo voltará ao normal.
Até que o novo sistema esteja em pleno funcionamento, haverá algumas alterações no atendimento. A partir desta semana, os servidores do CRAS participarão de treinamentos para a utilização da nova plataforma. Assim, até o final deste mês, serão realizados apenas atendimentos pré-agendados.
Para que nenhum cidadão seja prejudicado, já está previsto um mutirão de atendimento para aqueles que não puderem ser atendidos nesse período. O mutirão acontecerá no dia 23 de março, domingo, na sede da Fundação Municipal de Assistência Social (FASPG).
Leia mais: Mães denunciam situação precária em transporte de alunos da APAE Ponta Grossa
O Novo Cadastro Único será uma plataforma integrada com outros sistemas, trazendo mais eficiência no atendimento às necessidades da população. Seu desenvolvimento foi realizado pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), que passará a ser o agente operador do Cadastro Único. Para a população, as informações do formulário permanecerão as mesmas.
Com o novo sistema, o número de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) passará a ser obrigatório para a inclusão e atualização cadastral. O Número de Identificação Social (NIS) continuará sendo utilizado, mas deixará de ser o código principal de identificação dos cadastrados.
Outra novidade é que, a partir de 28 de fevereiro, a base de dados atualmente gerida pela Caixa Econômica Federal também será migrada para a Dataprev.
Plataforma integrada
A partir de março, o Cadastro contará com uma plataforma totalmente integrada ao seu Portal de Gestão, incluindo: Sistema de entrada e alimentação de dados; Sistema de capacitação de operadores; Sistema de gestão de riscos e monitoramento de fraudes; Sistema de gestão de acessos; e Sistema de relatórios analíticos.
Além disso, o formulário do Cadastro Único estará disponível offline para dispositivos móveis, permitindo a coleta de dados por meio de tablets ou celulares.
O Novo Cadastro Único também contará com ferramentas de inteligência de dados e inteligência artificial, que ajudarão a monitorar movimentos atípicos, evitando erros de cadastramento e fraudes.
Agenda de atendimentos nos CRAS
17 a 21 de fevereiro – Servidores em treinamento para o novo sistema.
17 a 28 de fevereiro – Apenas atendimentos pré-agendados nos CRAS.
1º a 16 de março – Novo sistema operando em modo offline (não será possível emitir documentos nesse período).
17 de março – Previsão de retorno ao atendimento normal, já com o Novo CadÚnico.
23 de março – Mutirão de atendimento à população (somente para pessoas agendadas).
Desabamento na boate Jet Set, em Santo Domingo, deixa 98 mortos e 160 feridos durante…
Acidente aconteceu na madrugada desta quarta-feira. Motorista de 37 anos não resistiu e faleceu no…
Em Ponta Grossa, a previsão indica que pode ocorrer pancadas de chuva nesta quarta-feira (9)
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Veja as previsões para Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário…
GCM prende homem com mandado por violência doméstica, ameaça e lesão em Oficinas; ele foi…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade