Categorias: Campos Gerais

Novos secretários de Castro tomam posse e três pastas apresentam metas

Nesta manhã de quinta-feira (2) os novos secretários de Castro tomaram posse na Prefeitura. Antes, Reinaldo conversou com os secretários para alinhar detalhes e projetos.

O prefeito destacou pontos importantes como a limpeza da cidade, a instalação de câmeras de monitoramento, valorização de funcionários e uma maior transparência nos trabalhos desempenhados pelo secretariado. “Vamos trabalhar com união, respeito, humanidade e atendimento ao contribuinte da melhor forma possível. Nós somos empregados, fomos eleitos”, disse Reinaldo na posse.

Até o momento, 12 secretarias foram definidas com a atual estrutura que existe pela gestão passada. Após, será enviado um projeto para a Câmara criando as novas secretarias. Um exemplo é da pasta de Indústria, Comércio e Turismo. Por enquanto, quem assume é o Ronie Cardoso Filho que já está com a Cultura. Depois da aprovação, Kasciano Roberto Moraes assume a pasta, qual segue com obras, serviços públicos e meio ambiente.

Com isso, ficou pela seguinte ordem. Hoje ficou como, Régis Moreno (vice-prefeito); Ricardo Cardoso Filho (governo), José Marioli Simão (fazenda); Matilvani Moreira (saúde); Luciane Farias (educação); Ronie Cardoso Filho (cultura, indústria, comércio e turismo), Günter Lesnau (família e desenvolvimento social); Esmir Reinaldo Kirchof (desenvolvimento urbano); Reinaldo Cardoso Filho (agricultura); Kasciano Roberto Morais (obras, serviços públicos e meio ambiente); Cristiano Meira de Lima (esporte); Fábio do Prado Pinheiro (segurança pública), Rodrigo Morais da Silva (administração) e Tania Issa (procuradoria geral).

Com a aprovação das novas secretarias, novos nomes e cargos mudam. Eles serão: Régis Moreno (comunicação, juventude e relações institucionais); Ronie Cardoso Filho (cultura); Rodrigo Morais da Silva (planejamento e patrimônio); Bianca Regina Rodrigues da Silva Mariano (mulher e da inclusão); Marcos Paulo Barbosa (tecnologia da informação) e Kasciano Roberto Morais (indústria, comércio e turismo).

A reportagem conversou com três secretários. Kasciano Roberto Morais, futuro secretário nomeado para a pasta de Indústria, Comércio e Turismo, conta que o turismo é a frente que pode fazer várias ações em um curto período. “Estará focando nas questões das rotas. Castro hoje não tem rota religiosa e vamos implantar, rota do centro histórico e também dos eventos que foi uma promessa de campanha do Dr. Reinaldo que é o ‘Castro Show, que além do rodeio e natal, teremos mais quatros eventos durante o processo da gestão”.

Sobre a parceira com o Guia de turismo do Portal Bnt ‘Conheça Campos Gerais’ que está se encaminhando para a 3° edição, detalha que “vamos manter e sem sombra de dúvida como o Reinaldo pediu que é a frente para iniciar de forma bem intensiva, vamos se reunir e trazer toda essa questão de fomentar e alavancar a parte turística de Castro”.

Para a área de segurança, o secretário Fábio do Prado Pinheiro explica que a nova contratação de novos guardas será um grande avanço ao município. “A guarda deu uma parada no tempo. Estamos há anos com o mesmo efetivo inicial, então vai quase dobrar o efetivo”. Ele também aponta sobre a instalação de câmeras de segurança na cidade. “A cidade tem mais de 70 mil habitantes e não tem um sistema a exemplo de Carambeí que já tem um monitoramento por câmeras. A ideia é aumentar cada vez mais esse sistema que vai estar interligado entre a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal. Vai ter a central na Polícia Militar de monitoramento em tempo real e isso vai auxiliar as equipes”.

Já o secretário de Saúde, Matilvani Moreira, explica sobre a questão da maternidade do Hospital Anna Fiorillo Menarim (Instituto Moriah) que precisa voltar com a realização do parto de risco intermediário. “Vamos buscar com todos os recursos disponíveis do município e do Estado. Além disso, a UPA estamos reestruturando a unidade, vamos criar cargos, colocar Assistente Social e Psicólogos para o médico cuidar do paciente e também do assistente e psicólogo atender o bem-estar dos familiares”.

Veja a reportagem:

Leia também: Confira os vereadores que vão comandar a Câmara de Castro entre 2025 e 2026

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Artigos recentes

Ciclone deixa mais de 120 desabrigados e causa suspensão de aulas no Rio Grande do Sul

Na capital, Porto Alegre, e nas áreas metropolitanas, a expectativa é de chuvas intensas na…

% dias atrás

Aposentadoria: STF muda data e formato de julgamento da revisão da vida toda

Revisão da Vida Toda: STF muda julgamento para virtual e gera expectativa entre aposentados. Entenda…

% dias atrás

Homem é morto a tiros durante confronto entre criminosos dentro de casa

Homem é assassinado a tiros em confronto entre criminosos no bairro Parolin, em Curitiba, onde…

% dias atrás

Saiba onde trocar recicláveis por vegetais no Feira Verde nesta sexta (30)

Cada 4 kg de recicláveis dão direito a 1 kg de alimentos, com limite de…

% dias atrás

PG sanciona utilidade pública dos Clubes de Desbravadores e Aventureiros

Os clubes são ligados à Igreja Adventista do Sétimo Dia e desenvolvem atividades voltadas para…

% dias atrás

Homem mata esposa atropelada após discussão

A mulher foi morta ao ser atropelada pelo próprio marido. Testemunhas afirmam que o homem…

% dias atrás