Categorias: BrasilPolítica

Número de eleitores que declaram ter deficiência cresce 35%, diz TSE

O total de eleitores que declaram ter algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida aumentou 35,27% em quatro anos, passando de 939.915 para 1.271.381, segundo o perfil do eleitorado divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Segundo a Justiça Eleitoral, mais de 156 milhões de pessoas estão aptas a votar nas Eleições 2022.

Entre os mais de 1,2 milhão de eleitores com necessidades especiais, 30,47% declararam ter algum tipo de deficiência de locomoção, 13,3% visual e 7,97% auditiva. A fim de melhor atender essa parcela de eleitores, a Justiça Eleitoral implantou “diversos mecanismos que asseguram a essas pessoas a possibilidade de votar em locais com maior acessibilidade”.

No entanto, para acessar esses mecanismos é necessário que o interessado faça uma solicitação junto ao cartório eleitoral “em tempo hábil”.

“A eleitora e o eleitor nessa situação têm prazo até o dia 18 de agosto para solicitar a transferência para uma seção com maior acessibilidade. As seções especiais são espaços adaptados pela Justiça Eleitoral que oferecem fácil acesso e maior comodidade e segurança no momento do voto”, informou o TSE.

O requerimento pode ser feito em qualquer cartório eleitoral pela própria pessoa interessada, munida de documento oficial com foto, ou por meio de curador, apoiador ou procurador.

Novos recursos

O TSE disse que aprimorou alguns dos softwares já existentes e que instalou “novos recursos de acessibilidade” nas urnas eletrônicas a serem utilizadas nestas eleições de 2022. Entre os novos recursos estão equipamentos que fazem tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“Além disso, um vídeo feito por uma intérprete de Libras será apresentado em todas as 577.125 urnas eletrônicas preparadas para o pleito, indicando para eleitoras e eleitores qual cargo está em votação no momento, nesta sequência: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República”, acrescentou o tribunal.

Serão também disponibilizados nas seções eleitorais fones de ouvido para ajudar eleitoras e eleitores cegos ou com baixa visão. Sinais sonoros indicarão o número escolhido e será dado um retorno com o nome da candidata ou do candidato, por meio de voz sintetizada.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Prefeitura lamenta morte de professora aposentada da rede municipal de PG

Secretaria Municipal de Educação emitiu uma nota sobre o falecimento da professora Darce Rocha. A…

% dias atrás

Caminhonete colide com carro e capota em rua central de PG. Veja o vídeo

Caso aconteceu na madrugada deste sábado (01), entre a Rua do Rosário e a Rua…

% dias atrás

Por conta de terreno, mulher é agredida com fio de energia pelo próprio irmão na região

Mulher estaria limpando um terreno de propriedade do seu filho, quando o homem apareceu e…

% dias atrás

Davi Alcolumbre vence eleição com ampla maioria e retorna a presidência do Senado

Alcolumbre já foi presidente do Senado entre 2019 e 2021. Ele retorna ao cargo por…

% dias atrás

Prefeito de Castro assina Projeto de Lei que cria auxílio de R$450 para servidores municipais

O vale será exclusivamente para funcionários concursados e não contempla cargos contratados apenas em regime…

% dias atrás

Fora de casa, Operário enfrenta o Azuriz e tenta retomar liderança no Paranaense

Equipe de Bruno Pivetti busca voltar a vencer após derrota para o Londrina na quarta-feira…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade