Moradores da rua Comendador Miró, Centro de Ponta Grossa reclamam da situação que se encontra o espaço destinado ao Mercadão Municipal. Onze anos após a desativação, o local está cheio de entulhos, lixo com focos de dengue, ratos e se tornou um banheiro público a céu aberto utilizado por usuários de drogas e pessoas em situação de rua.
“ano após ano, gestão após gestão, o descaso com uma região nobre da cidade continua” disse moradora
Inaugurado em 31 de maio de 1969, o Mercado Municipal Prefeito José Hoffman reunia feirantes, artesãos, benzedeiras, cabeleireiros entre outros segmentos. O local era um Patrimônio Histórico da cidade, mas na década de 1990 iniciou a precarização do prédio de 9.000 m2 e no ano de 2009 a empresa que possuía a concessão do espaço faliu, alguns comerciantes continuaram trabalhando até junho de 2011 na gestão do falecido Prefeito Pedro Wosgrau Filho quando o prédio foi desativado.
Em 2017 sob a gestão de Marcelo Rangel, a empresa Tekla Engenharia Ltda venceu a licitação para a construção de um novo mercado, na época a empresa conseguiu a concessão do espaço por 35 anos. O projeto grandioso anunciado, contaria com o investimento de R$73 milhões, onde o planejamento contava com setores hortifrutigranjeiros, salas comerciais, lojas, ponto de encontro com atrações e atividades de lazer e culturais, dez elevadores dentre eles um panorâmico, cinema, auditório para mais de oitocentas pessoas e um hotel de doze andares com cento e quarenta e quatro apartamentos, e geraria em torno de mil novas vagas de emprego.
Na época, o então secretário de indústria Paulo Carbonar disse:
“Estamos devolvendo para cidade uma área que estava desacreditada, desvalorizada, passando por cima das desconfianças que o projeto não sairia do papel”
[RELACIONADAS]Um ano depois, outubro de 2018, prazo estipulado para pelo menos parte da obra estar concluída realmente nada havia saído do papel, o prazo de entrega foi adiado para 2019, naquele ano a única obra realizada foi a demolição do que restava do prédio. Em outubro de 2020,a prefeitura, já na gestão da atual prefeita Elizabeth Schimidt, rescindiu o contrato com a Tekla Engenharia. Que foi multada em junho de 2021 no valor de R$12.634.419,80 pelo descumprimento do contrato.
Em dezembro de 2021 a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa comunicou que Henrique Wosiack Zulian foi o vencedor do Anteprojeto Arquitetônico para o Mercado Municipal. Neste novo projeto devem ser destinados 180 espaços as vendas, incluindo área para praça de alimentação com restaurantes e lanchonetes e até um centro de convenções, serão 250 vagas para carros, 30 para motos e 30 para bicicletas.
Segundo a prefeita Elizabeth
“É prioridade para a administração municipal lançar o edital ainda no primeiro trimestre de 2022, a meta é inaugurar edificação em 2023, ano em que Ponta Grossa completará 200 anos”
Procurado pelo portal BnT o arquiteto vencedor em 2021 disse:
“com relação à situação, estou na luta para continuar desenvolvendo o projeto e assegurarmos a qualidade e o que já foi mostrado para a população. No entanto, questão de andamento legal dos projetos e obra o ideal seria conversar com os setores responsáveis da prefeitura”
Entramos em contato com a Prefeitura de Ponta Grossa que até o presente momento não deu resposta sobre o edital que seria lançado no primeiro trimestre deste ano e nem o destino da obra do Mercadão Municipal.
Matéria escrita por Naraiane da Silva, estagiária supervisionada pelo jornalista Marcos Silva MTB 04919
Fantasma soma 4 pontos e ocupa a sexta posição na tabela. No entanto, caso a…
Veja as previsões para Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário…
Condutor foi rendido por dois passageiros, os quais anunciaram o roubo e levaram o veículo.…
Ao chegarem no viaduto, eles passaram pelo local destinado à pedestres, mas acabaram colidindo na…
Mulher apresentava sinais de agressão e ferimentos pelo corpo; já o homem foi golpeado com…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade