Foto: Jéssica Natal
De forma gratuita e aberta para toda a comunidade, o Observatório Astronômico da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove, neste sábado (14), tarde de observação do eclipse solar.
O evento inicia às 15h, no prédio do Observatório, Campus Uvaranas. Os presentes poderão assistir à projeção do eclipse capturada em outras regiões do Brasil, no auditório, além de ter informações para observação do fenômeno de forma segura.
Leia também: Enfermeira de Ponta Grossa recebe honraria internacional
O eclipse solar terá início por volta das 15h40, atingirá seu ápice às 16h50 e encerrará às 17h50. “Um eclipse solar parcial é um evento astronômico que ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, mas não cobre completamente o disco solar”, explica o professor Marcelo Emílio, coordenador o Observatório. Parte do Sol permanece visível, sem um ‘pedaço’ na sua borda. “É como se a Lua estivesse fazendo uma pequena mordida no Sol”, conta.
Durante um eclipse solar parcial, a luz do Sol diminui, o que cria uma atmosfera de crepúsculo temporário durante o dia. “É importante lembrar que você nunca deve olhar diretamente para um eclipse solar parcial sem proteção adequada, pois a luz solar intensa pode prejudicar seus olhos. Óculos de eclipse solar certificados ou projetores solares são maneiras seguras de observar esse fenômeno incrível”, adverte Emílio. O Sol emite uma intensa quantidade de luz e energia, como raios ultravioleta e infravermelhos, que podem causar danos aos olhos e pele.
Para que a observação seja feita de forma segura, a equipe do Observatório da UEPG divulga algumas dicas, que podem ser conferidas abaixo:
Não é necessário agendar a visita no dia da observação. Aos interessados em participar, basta comparecer ao Observatório no horário divulgado.
No empate em 1 a 1 entre Operário e São Joseense, destaque para os gols…
O líder disparado no ranking de sortudos do programa da Secretaria de Fazenda é de…
O acidente causou transtornos no tráfego e mobilizou as autoridades para a apuração das causas.
Segundo a família, o homem desaparecido necessita de medicação controlada e cuidados especiais.
Até o momento, não há previsão de alta, e a agenda do Papa permanece suspensa.
Tanto quem está em busca de descanso quanto quem não deixa de lado um tradicional…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade