Observatório Astronômico terá observação de eclipse solar neste sábado (14)

De forma gratuita e aberta para toda a comunidade, o Observatório Astronômico da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove, neste sábado (14), tarde de observação do eclipse solar.

O evento inicia às 15h, no prédio do Observatório, Campus Uvaranas. Os presentes poderão assistir à projeção do eclipse capturada em outras regiões do Brasil, no auditório, além de ter informações para observação do fenômeno de forma segura.

Leia também: Enfermeira de Ponta Grossa recebe honraria internacional

O eclipse solar terá início por volta das 15h40, atingirá seu ápice às 16h50 e encerrará às 17h50. “Um eclipse solar parcial é um evento astronômico que ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, mas não cobre completamente o disco solar”, explica o professor Marcelo Emílio, coordenador o Observatório. Parte do Sol permanece visível, sem um ‘pedaço’ na sua borda. “É como se a Lua estivesse fazendo uma pequena mordida no Sol”, conta.

Durante um eclipse solar parcial, a luz do Sol diminui, o que cria uma atmosfera de crepúsculo temporário durante o dia. “É importante lembrar que você nunca deve olhar diretamente para um eclipse solar parcial sem proteção adequada, pois a luz solar intensa pode prejudicar seus olhos. Óculos de eclipse solar certificados ou projetores solares são maneiras seguras de observar esse fenômeno incrível”, adverte Emílio. O Sol emite uma intensa quantidade de luz e energia, como raios ultravioleta e infravermelhos, que podem causar danos aos olhos e pele.

Para que a observação seja feita de forma segura, a equipe do Observatório da UEPG divulga algumas dicas, que podem ser conferidas abaixo:

  • Nunca observe o Sol a olho nu: Observar diretamente o Sol sem proteção pode causar sérios danos à retina dos olhos, resultando em queimaduras na retina, conhecidas como retinopatia solar. Mesmo um breve olhar para o Sol pode ser suficiente para causar danos permanentes à visão.
  • Evite o uso de instrumentos não apropriados: Binóculos, lunetas, telescópios ou qualquer outro instrumento óptico não projetado especificamente para observação solar pode concentrar a luz do Sol em um ponto focal, o que aumenta ainda mais o risco de danos aos olhos.
  • Não use filtros improvisados: Jamais utilize materiais inadequados, como CDs, DVDs, vidros escuros ou filmes fotográficos, como filtros para observar o Sol. Esses materiais não são seguros e podem não bloquear os raios prejudiciais do Sol adequadamente.
  • Utilize filtros solares certificados: A única forma segura de observar o Sol diretamente é através do uso de filtros solares apropriados, feitos de materiais certificados e projetados especificamente para bloquear os raios nocivos. Estes filtros podem ser encontrados em óticas ou lojas especializadas em equipamentos astronômicos.
  • Verifique a qualidade do filtro solar: Antes de utilizar qualquer filtro solar, verifique se ele está em perfeitas condições, sem rasgos, furos ou danos que possam permitir a passagem de luz não filtrada. O uso de filtros danificados pode ser tão perigoso quanto não usar filtro algum.
  • Evite o uso de óculos escuros: Óculos de sol comuns não são adequados para a observação solar, mesmo que sejam muito escuros. Eles não bloqueiam os raios ultravioleta e infravermelhos, e sua utilização pode causar danos graves aos olhos.
  • Prefira a projeção: Uma alternativa segura para a observação solar é a técnica de projeção, onde o Sol é projetado em uma superfície branca através de um orifício (pinhole). Essa técnica não requer olhar diretamente para o Sol e é uma maneira segura e educativa de observar eclipses solares e manchas solares.
  • Atenção especial para os pequenos: Crianças devem ser supervisionadas durante a observação solar, e nunca devem ser deixadas sozinhas com instrumentos ópticos sem proteção adequada.
  • Cuidados com fotografia solar: Fotografar o Sol requer filtros solares especiais para a câmera, e os mesmos cuidados de proteção visual devem ser aplicados.

Não é necessário agendar a visita no dia da observação. Aos interessados em participar, basta comparecer ao Observatório no horário divulgado.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Homem é morto a facadas dentro de casa em bairro de PG

O IML foi acionado para fazer o recolhimento do corpo. A Polícia Militar realizou o…

% dias atrás

Homem fica em estado gravíssimo após ser agredido a pedradas em PG

O caso aconteceu na região de Uvaranas e os autores do crime não foram identificados.…

% dias atrás

Empresa cresce 41% e impulsiona marketing de influência

A Airfluencers, especializada em soluções tecnológicas para o marketing de influência, registrou um crescimento de…

% dias atrás

Pesquisa INAC revela que 54% dos eleitores dizem ter vivenciado compra de votos

Pesquisa abordou as práticas corruptas e sua aceitação pela sociedade brasileira em ano eleitoral. Entrevistas…

% dias atrás

Ecoturismo no Brasil é uma tendência em ascensão

O turismo com práticas sustentáveis vêm chamando a atenção dos viajantes e consequentemente um crescimento…

% dias atrás

Caminhão tomba e mata motorista na BR-376 em Imbaú

Fatalidade foi registrado nesta sexta-feira. Motorista não resistiu após ficar preso nas ferragens

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade