Categorias: Campos Gerais

Oito alunos da região são selecionados para intercâmbio Agrícola dos EUA; confira lista

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed/PR) divulgou as primeiras chamadas dos alunos para o programa Ganhando o Mundo Agrícola. Já estão disponíveis no site da Pasta o edital com os nomes dos estudantes convocados em primeira chamada e o edital com a chamada complementar, trazendo os nomes dos convocados para substituir os primeiros desistentes.

Os alunos listados estão aptos a preencherem as 100 vagas do programa de intercâmbio que, em 2025, levará os selecionados ao estado de Iowa, nos Estados Unidos, onde terão a oportunidade de participar de um intercâmbio com todas as despesas pagas.

Esta é a primeira edição do Ganhando o Mundo voltada aos alunos de 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio, matriculados nos centros de educação profissional, da rede de ensino pertencente ao Governo do Estado. A escolha do destino deu-se justamente pelo fato de o estado norte-americano figurar como líder em tecnologia agrícola, oferecendo aos estudantes dos colégios agrícolas paranaenses a oportunidade de aprimorarem seus conhecimentos na área.

“Iowa possui vastas áreas de cultivo e empreendimentos agrícolas de reconhecimento internacional, que adotam tecnologias de ponta para aumentar a eficiência e a produtividade. Durante o intercâmbio, os nosso estudantes terão a oportunidade de aprender, por exemplo, sobre o uso de drones, GPS, sistemas de irrigação e outras inovações que estão moldando o futuro da agricultura”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

O programa divulgará nas próximas semanas, novos editais com possíveis convocações. “Os candidatos aprovados, mas que não foram inicialmente convocados, devem se manter atentos, pois o processo de convocação está em andamento. É fundamental que os interessados acompanhem regularmente as publicações oficiais para não perderem oportunidades subsequentes que possam surgir”, reforça Miranda.

Leia mais: Espetáculos da Trupe do palhaço Picolé começam nesta sexta (28) em PG

Assim como nas demais edições, no Ganhando o Mundo Agrícola os estudantes receberão uma bolsa intercâmbio mensal, composta por cinco parcelas de R$ 800, para cobrir despesas durante o período no exterior. Além disso, os intercambistas contarão com assistência de seguro (viagem e saúde) e acomodação em casas de família ou residências estudantis no país de destino.

Confira a lista dos alunos selecionados na região, sob comando no Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa: 

Cidade Aluno Escola
TIBAGI ANTHONY PAES RODRIGUES IRENIO M NASCIMENTO, C E-EF M N PROFIS
PONTA GROSSA JOÃO HENRIQUE SCHNAIDER CENTRO EST EDUC PROF AGR AUGUSTO RIBAS
PALMEIRA RHEBECCA SZEREMETA BETIM CENTRO EST EDUC PROFIS AG GETULIO VARGAS
CASTRO ESTEVÃO RIBAS OLIVEIRA CENTRO EST EDUC PROFIS OLEGARIO MACEDO
CASTRO ANTHONY FRANCISCO DE OLIVEIRA FABIANA PIMENTEL, C E DO C PROF-EF M PRO
CASTRO LENON HENRIQUE RIBAS SILVA EDINA W SVIERCOSKI, C E C PROFA-EF M P
IPIRANGA DAVI GILBERTO MORESCO CLAUDINO DOS SANTOS, CE DR-EF M N PROFIS
IMBITUVA BRENO GABRIEL NEIVERTH CARNEIRO SANTO ANTONIO, C E-EF M PROFIS

GANHANDO O MUNDO – Criado em 2019 pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Secretaria da Educação como uma iniciativa de intercâmbio estudantil, o programa já levou 1.240 estudantes da rede estadual de ensino para países de língua inglesas da América do Norte, Europa e Oceania. A nova etapa aos alunos, para 2025, terá 1.200 vagas.

O Ganhando o Mundo Professores teve sua primeira edição no Canadá e Finlândia – na qual participaram 96 docentes. As vagas foram abertas para professores ou pedagogos cursistas e professores ou pedagogos formadores do do Programa de educação continuada “Formadores em Ação”.

Depois de estudantes, professores e pedagogos, os diretores da rede estadual terão uma experiência internacional. O anúncio foi feito em fevereiro durante o Seminário dos Diretores com Foco na Aprendizagem, que reuniu em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, 2 mil profissionais da educação de toda a rede estadual. O programa levará, ainda em 2024, 200 gestores das escolas estaduais para uma capacitação de duas semanas no Chile, com embarques previstos para agosto. O investimento será de cerca de R$ 5 milhões.

AEN

Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná.

Artigos recentes

História de serviço ao povo do Paraná: Polícia Civil celebra 171 anos

Empenho dos policiais e os investimentos estaduais fizeram com que a Polícia Civil do Paraná…

% dias atrás

Josefina Sahagoff, mãe do vereador Doutor Zeca, morre em Curitiba

Josefina estava internada em um hospital da capital paranaense. Nas redes sociais, o parlamentar lamentou…

% dias atrás

Dorival Júnior faz convocação para jogos da Seleção em outubro. Veja os nomes

Jogos serão contra Chile e Peru. O Brasil não vive um bom momento nas Eliminatórias,…

% dias atrás

Mãe leva criança embora da região, desaparece e é localizada após 25 dias em SC

Mãe e a criança saíram de casa sem dar satisfação ao pai, não tendo mais…

% dias atrás

Motorista fica ferida após se acidentar na PR-151 entre Castro e Piraí

Motorista perdeu a direção do veículo e capotou no km 274 da rodovia. O acidente…

% dias atrás

Homem que faleceu enquanto trabalhava será sepultado neste sábado (28) em PG

Vítima que morreu na tarde desta sexta-feira (27), na Vila Vilela, será sepultada no Cemitério…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade