Categorias: DestaqueEsportes

Operário vence o São Bernardo, em jogo com denúncia de racismo

O Operário Ferroviário venceu o São Bernardo, pelo placar de 1 a 0, neste domingo (6), no Estádio Germano Krüger, em partida válida pela Série C do Campeonato Brasileiro. Apesar da vitória garantir a liderança provisória da competição ao Fantasma, a partida ficou manchada por uma denúncia de injúria racial, ou racismo, contra um atleta da equipe paulista.

Com bola rolando, no último minuto da primeira etapa, Dudu Scheit marcou para o time de Ponta Grossa. Depois disso, na segunda etapa, o Operário se segurou na defesa e produziu poucas oportunidades de gol.

Faltando poucos minutos para acabar, o jogo foi interrompido depois que o lateral direito Jeferson, da equipe do São Bernardo, relatou ter sofrido ofensas racistas vindas da torcida do Operário.

No total, 4.782 pessoas foram ao estádio Germano Krüger para acompanhar a partida. A Polícia Militar e a equipe de segurança particular contratada pelo Fantasma tiveram de conter os ânimos para evitar atritos com a equipe do São Bernardo e com os profissionais da arbitragem.

Em nota oficial, o Operário Ferroviário afirma que repudia qualquer manifestação racista e que irá apurar as responsabilidades pelo caso, que também foi registrado pela Polícia Militar e pela equipe de arbitragem.

Confira, abaixo, a íntegra da Nota Oficial do Operário Ferroviário

O Operário Ferroviário Esporte Clube vem a público repudiar todo e qualquer ato de injúria racial e discriminação. Somos um clube que preza pelo espaço e respeito a todos e, mais uma vez, reforçamos o compromisso de investigar o ocorrido a fim de responsabilizar eventuais contraventores. Se confirmada qualquer situação atípica, a diretoria irá tomar as devidas providências.

O estádio Germano Krüger dispõe de câmeras em toda a sua estrutura e o clube já analisa as imagens captadas durante a partida, bem como, colocou as imagens à disposição das autoridades competentes, do atleta da equipe do São Bernardo e do delegado da partida.

O caso já está sob cuidados da Polícia Militar e não mediremos esforços para apurar os fatos com retidão, transparência e rigor.

Agora, o Operário Ferroviário volta a campo somente no próximo sábado, dia 12, às 19 horas, para enfrentar o Volta Redonda (RJ), na casa do adversário.

Foto André JonssonOFEC

Leia também: 
CBF fará campanha contra racismo em rodada do Brasileirão neste fim de semana

Marcos Silva

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com MBA em Gestão da Comunicação Empresarial pela Universidade Tuiuti do Paraná. Profissional com quase 20 anos de atuação em redações de rádio, jornal e portais de notícia.

Artigos recentes

Governo do Paraná lança campanha para incentivar boas ações e cidadania

A campanha visa destacar a relevância de pequenas atitudes cotidianas na construção de um estado…

% dias atrás

Motociclista morre após colisão em PG

Levantamentos estão sendo realizados neste momento; mais informações e identificação da vítima em instantes

% dias atrás

Confira se o Feira Verde estará perto da sua casa nesta terça-feira (20)

Cada 4 kg de recicláveis dão direito a 1 kg de alimentos, com limite de…

% dias atrás

O amor que virou armadilha: uma mãe e seu bebê vítimas de feminicídio

O investigado, que está preso, responderá pelo crime de feminicídio qualificado pelo motivo torpe e…

% dias atrás

Gripe aviária: Brasil confirma dois focos e investiga seis casos

O país investiga ainda seis casos, sendo dois em granjas comerciais do Tocantins e de…

% dias atrás

Castro realizou ação de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Na sexta-feira (16), conselheiras tutelares, adolescentes do Centro da Juventude (Ceju) e integrantes da Guarda…

% dias atrás