Categorias: Campos Gerais

Ortigueira inaugura passarela sobre trilha de acesso para cachoeira neste domingo

A Cachoeira Véu da Noiva em Ortigueira, recebeu adaptações para facilitar o acesso das pessoas, principalmente de cadeirantes e pessoas com deficiência. A novidade é a passarela que fica suspensa sobre a trilha de acesso e tem 600 metros de extensão, com um percurso de 15 minutos. A inauguração acontece neste domingo (3), a partir das 10h30.

A passarela foi criada para que cadeirantes e pessoas com mobilidade também cheguem até a cachoeira que tem uma queda de 150 metros. A colocação da nova passarela que é toda em madeira tratada, aparelhada com pontes em estrutura metálica, durou cinco meses para ser colocada e recebeu um investimento de R$ 500 mil.

A reportagem conversou com a secretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Jessica Carla Carneiro. Segundo ela foi um desafio interessante para realizar o projeto da passarela. “Necessitou aliar algo existente e respeitar o meio ambiente. Além do que, este tipo de projeto leva em conta não apenas o cuidado com a natureza, a circulação de pessoas em áreas naturais, o respeito e preservação da área, a garantia da manutenção e circulação da vida silvestre”. Para a momtagem, Jessica conta que “nós se espelhamos na passarelas existentes na cidade de Bonito (MS) que é referência de turismo no Brasil e em outras localidades como tendência em acessibilidade, segurança e preservação ambiental. O processo partiu da observação do que já existia e garantir que fossem mantidas as características naturais na sua totalidade”.

A secretária conta que a a visitação na cachoeira é totalmente gratuita. “Por ano estima-se que recebemos em torno de 17 mil visitantes. Com essa novidade se espera anualmente um aumento de 3 a 5 mil pessoas”, destaca Jessica.

Cachoeira Véu da Noiva

A cachoeira é um dos principais atrativos turísticos de Ortigueira. De acordo com a secretária, por lá também fica a Serra Pelada, uma formação rochosa de aparência grandiosa e chamativa, que fica bem na frente da cachoeira.

“Assim como na cachoeira, existe a possibilidade da prática de rapel, salto em voo livre, salto de parapente e montanhismo. O lugar possui uma beleza cênica natural muito atrativa, pois é um tipo de cachoeira que remontam a nosso consciente sobre quedas d’água. A monumentalidade permite sentir um contato forte com a natureza e permite momentos de observação sensacionais”, disse Jessica.

Leia também: Definido os shows para o rodeio de Castro que acontece de 15 a 17 de março

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Artigos recentes

Nível mínimo em reservatório de água pode afetar abastecimento em 11 bairros de PG

Técnicos trabalham para equilibrar o sistema e a normalização do fornecimento de água está prevista…

% dias atrás

Motorista embriagado bate contra carro e deixa mulher ferida na cabeça em PG

No veículo atingido estava um casal e o filho de 1 ano e nove meses,…

% dias atrás

Idosa é atropelada por caminhonete e fica ferida em Castro

A vítima foi encaminhada à UPA de Castro para atendimento médico. A ocorrência foi atendida…

% dias atrás

Treze candidatos a vereador de PG estão ‘inaptos’ para concorrer. Confira os nomes

Dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo sistema de registro de candidaturas. Eles…

% dias atrás

Motorista perde o controle, capota e fica em estado grave em rodovia do PR

Relatos indicam que ambos os ocupantes haviam ingerido bebida alcoólica, sendo perceptível odor etílico no…

% dias atrás

Justiça proíbe uso de ‘carreta-furacão’ na campanha de Marcelo Rangel

Polícia Militar abordou o trio elétrico, que fazia campanha pelas ruas centrais de Ponta Grossa…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade