Categorias: ParanáPonta Grossa

Outubro Rosa: Paraná Rosa reforça a importância da prevenção e cuidados com a saúde da mulher

Começa neste mês a 3ª edição do Paraná Rosa, campanha estadual que faz parte das ações realizadas dentro do Outubro Rosa, voltada a programas de prevenção do câncer de mama e do colo do útero e também de outras doenças que colocam em risco a saúde das mulheres.

Neste ano o tema é “Cuide-se, ame-se, previna-se”. Uma das novidades é o lançamento da Cartilha dos Direitos da Pessoa com Câncer e do Programa de Garantia da Qualidade das Mamografias.

A Secretaria de Estado da Saúde e a primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, madrinha e idealizadora do projeto, propõem neste ano várias ações direcionadas ao autocuidado da mulher e mudança de hábitos, visando a redução dos fatores de risco para o câncer de mama e de colo de útero e para doenças crônicas.

Durante o mês de outubro, a Secretaria realizará encontros presenciais com lideranças comunitárias de vários municípios. Elas serão multiplicadoras da informação, no sentido de alertar as mulheres sobre a importância dos exames de detecção e diagnóstico precoce do câncer.

“Muitas mulheres descobrem a doença em estado avançado. Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de êxito no tratamento. Engajamos campanhas que alertam sobre a doença e devemos chamar a atenção para esse cuidado essencial.” enfatizou o secretário Beto Preto.

AÇÕES – Foram disponibilizadas camisetas e lenços alusivos ao tema para todas as Regionais de Saúde do Estado. Na próxima semana, haverá a divulgação da nota técnica: “Rastreamento do câncer de mama e do colo do útero” – Paraná Rosa 2021. Também serão divulgados vídeos nas redes sociais, com informações que estimulem a mudança de hábitos das mulheres.

A cor rosa, alusiva à campanha, iluminará o prédio da Secretaria da Saúde durante todo o período. Diversos órgãos estaduais também aderiram a cor símbolo em suas unidades próprias.

CENÁRIO – No Brasil, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres. Estima-se que surjam neste ano 66.280 novos casos da doença. O Instituto Nacional de Câncer (Inca), aponta, ainda, que no Paraná, o número pode chegar a 3.470. Já o câncer do colo do útero, é o terceiro tumor maligno mais frequente, correspondendo a quarta causa de morte de mulheres. Para o ano de 2021, são estimados 990 novos casos desta doença, no Estado.

EXAMES – Umas das formas de diagnosticar o câncer de mama, a mamografia é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É indicada para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Mulheres com idade acima de 35 anos e com fatores de risco também devem fazer o exame. O ideal é que as mamografias sejam realizadas a cada dois anos.

Em relação ao câncer de colo de útero, a recomendação é que seja realizado nas mulheres de 25 a 64 anos, que já iniciaram a vida sexual. Os dois primeiros exames com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, os próximos podem ser realizados a cada três anos.

Desde o início deste ano, 128.222 mulheres paranaenses já fizeram a mamografia. Foram feitos 250.750 exames de rastreamento do câncer do colo do útero.

Para oferecer os testes gratuitamente, o Paraná conta com 184 mamógrafos no SUS distribuídos nas 22 Regionais de Saúde. “Sabemos da importância e da preocupação das mulheres com a pandemia, mas não podemos deixar os cuidados básicos de lado. A redução dos exames pela metade é preocupante”, disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

REDE – A Rede de Saúde do Estado conta com 28 estabelecimentos habilitados, como Unidades de Assistência de Alta Complexidade (Unacons) e Centros de Assistência de Alta Complexidade (Cacons) que oferecem atendimento especializado e integral ao paciente com câncer.

O atendimento inicial deve ser feito nas Unidades Básicas de Saúde, onde a paciente passa por consultas e recebe, orientações, solicitação de exames para investigação diagnóstica do câncer e encaminhamentos necessários para a rede.

OUTUBRO ROSA – O Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama que surgiu em 1997, nos Estados Unidos, e foi instituído no Paraná por meio da Lei nº 16.935/2011. O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e tratamento imediato, evitando mortes pela doença.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Falecimentos registrados em Ponta Grossa e região nesta segunda-feira (20)

Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…

% dias atrás

Operário empata contra o Ceará e mantém jejum de vitórias

Time de Ponta Grossa, mais uma vez, deixou escapar pontos importantes jogando dentro de casa.…

% dias atrás

Travesseiro, por Renata Regis Florisbelo

Na coluna desta semana, a artista Renata Regis Florisbelo compartilha mais uma de suas produções…

% dias atrás

Jovem de PG fica em estado grave em acidente com motos que estavam empinando

Dois motociclistas estavam empinando as motos quando se envolveram em acidente grave. Depois da batida,…

% dias atrás

Câmera registra acidente entre carros em Castro e ambos param em um posto de combustível

Acidente aconteceu na manhã de sábado. A mulher que conduzia um HB20 teve ferimentos graves…

% dias atrás

Alunos de projetos da Prefeitura de PG arrecadam doações para o Rio Grande do Sul

Campanha 'Aula Solidária' arrecadou mais de meia tonelada de roupas, além de 80kg de alimentos,…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade