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Pacientes relatam demora no atendimento da UPA Santana em PG

Diversos pacientes da UPA Santana em Ponta Grossa entraram em contato com o Portal BnT Online após terem que ficar horas esperando por atendimento na unidade, inclusive para casos graves como infarto. Os relatos são vários, desde casos de pressão alta até um idoso com suspeita de infarto, todo aguardam para receber atendimento na unidade.

“Estamos aqui desde às 9h da manhã, lotado de gente! Tem gente aqui que nem comeu para sair de casa, porque acha que o atendimento seria mais rápido”

informou uma das pacientes

Segundo a denúncia, os atendimentos estão acontecendo de forma lenta, já que parece ser necessário ficar algumas horas no local para só então receber atendimento médico. Em fotos enviadas à equipe da redação, é possível ver que o local está lotado, com diversos pacientes espalhados pela unidade de atendimento.

“Estou com meu esposo na UPA desde às 8h da manhã e até agora ele não foi atendido. O médico dele disse que o atendimento tinha que ser emergencial, por conta de problemas no coração, mas ninguém ligou para isso”

desabafou a esposa de um dos pacientes.

Diante da situação contatamos a equipe de comunicação da Unidade de Pronto Atendimento Santana, que emitiu a seguinte nota:

“Em resposta ao portal Boca no Trombone, a UPA Santana esclarece que nesta terça-feira (27) a unidade registrou uma procura acima da média, o que resultou um aumento no tempo de espera por atendimento por pacientes não-urgentes, classificados pelas cores verde e azul.

Até às 17h20 de hoje, 201 pacientes haviam dado entrada na UPA, ou seja, acima do quantitativo estimado para o dia todo. Desses, 164 são pacientes não-urgentes (verde e azul) e apenas 37 urgentes (amarelo e vermelho).

Por se tratar de uma unidade de pronto atendimento destinada a casos de urgência e emergência, seguindo o protocolo nacional de classificação de risco, os atendimentos ocorrem por gravidade do caso, e não por ordem de chegada, o que faz com que casos não-urgentes tenham que aguardar mais em detrimento de pacientes mais graves.
Considerando a situação exposta acima, a equipe da UPA esclarece que:• Não procede a reclamação de que há pacientes aguardando desde às 9h00. Há casos de pacientes que já foram atendidos e aguardam para realizar exames ou para reavaliação, mas que já passaram por atendimento médico.

  • Não há falta de médicos ou enfermeiros. A UPA Santana sempre mantém o quadro de profissionais estabelecido em contrato.
  • A UPA Santana não realiza atendimento pediátrico, portanto, não procede a informação de que há crianças aguardando atendimento.
  • Em relação à transferência para hospitais, a liberação de vagas ocorre pela Central de Regulação do Estado, portanto, não cabendo essa responsabilidade à gestão da UPA. Contudo, é importante salientar que enquanto aguarda uma vaga em leito hospitalar, o paciente recebe todos os cuidados necessários no leito de observação, que conta com atendimento médico e de enfermagem especializado. Ou seja, o paciente está sendo assistido.

Diante da situação, a equipe da UPA reforça que a unidade é direcionada a pacientes com casos de urgência e emergência, como: lesões, cortes e ferimentos graves, febre alta, falta de ar, dores no peito e demais casos que exijam atendimento médico imediato. Desse modo, a UPA reforça que tem feito o possível para atender à alta demanda, priorizando o perfil de atendimento da unidade, que é de casos de urgência e emergência.”

Boca no Trombone

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Ver comentários

  • Meu sobrinho ja esta la a hrs com febre e até agora não foi atendido
    Isso que existe lei pra que o paciente seja atendido em 120minutos

  • Os médicos ficam que tem que atender amarelo aí se tem três médicos os três atendem amarelo o restante fica merce pq tem que esperar até 4 horas sem conta quando atende um paciente e fica 20 minutos na sala no celular se tivessem alguém para fiscalizar eles não fariam como bem entende o povo fica merce só pq e verde ou azul vc tem que ficar a mercê se vc está lá pq não está bem se intercalada e cada médico pegasse 1 amarelo 1 azul e um verde ninguém ficaria tanto tempo de espera e o fluxo de pacientes seria mais rápido

  • Óbvio que essa nota é mentirosa. Vergonhoso a unidade mentir em nota. Meu avô com etiqueta amarela, chegou as 07:00 e só foi atendido as 18:00, ou seja, 11 horas de espera. E para piorar para a internação, só conseguiu em campo largo, com a ambulância chegando 16:30, sendo assim, passou mais de um dia e meio dentro daquela unidade. É muito mal caráter quem publicou essa nota e claramente não tem ninguém da família que necessite do atendimento de saúde pública

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