A posse do novo padre da Catedral de Ponta Grossa, realizada no dia 26 de janeiro, gerou polêmica entre os fiéis. O pároco Claudemir Nascimento Leal foi acusado por participantes da Paróquia Sant’Anna de realizar um discurso de ódio durante a celebração.
Um fiel, que preferiu não se identificar, entrou em contato com o Portal BnT para relatar a situação. Segundo ele, a postura do novo pároco causou desconforto na comunidade.
“Houve a mudança do padre da Catedral, e esse que assumiu, fez um discurso de ódio na posse dele. Distratando o padre anterior, consequentemente o conselho da paróquia. O bispo anterior e ainda, teologicamente, se personificou como Jesus Cristo na primeira frase do discurso”, relatou.
Leia mais: Trânsito é liberado na duplicação da Rua Valério Ronchi em Ponta Grossa
O Portal BnT buscou verificar as falas do padre em uma transmissão ao vivo disponível nas redes sociais da Catedral. Veja abaixo um dos trechos onde o Padre Claudemir menciona o padre anterior à sua posse.
“Eu não gostaria de viver em cima de saudosismo. Ah, porque era assim, porque era assado. Não. Hoje é o tempo de mudança, hoje é tempo de trabalho. Não gosto de fofoca, não quero saber o que ele fez de negativo e vamos investir naquilo que ele fez de positivo […] Se ele talvez ele não tenha realizado tudo aquilo que precisava, foi porque talvez não teve capacidade”, afirma.
Ainda segundo os paroquianos, a comparação com Jesus Cristo ocorreu no trecho do discurso onde ele diz “Hoje se cumpriu isto”, “o mistério da igreja se cumpriu hoje”, ainda no início do discurso. Toda a transmissão pode ser conferida clicando aqui.
Diante da repercussão negativa, um grupo de paroquianos enviou uma nota à equipe de reportagem do Portal BnT, expressando preocupação com o conteúdo da homilia e a postura adotada pelo novo sacerdote. A carta aponta que a comunidade espera respeito, união e harmonia entre os líderes religiosos e fiéis.
“Nós, paroquianos da paróquia Sant’Ana – Catedral, nos sentimos extremamente envergonhados, desrespeitados e oprimidos por esta fala deste padre, pelas falas cotidianas dele e pelas atitudes que ele vem tomando. Apenas porque ele atingiu um objetivo particular dele que era ser pároco da Catedral, não dá o direito dele fazer o que está fazendo com nossa comunidade”, diz a nota.
Conforme informações repassadas por integrantes da Diocese, cerca de 120 paroquianos e lideranças deixaram a Catedral por conta do ocorrido.
“Pedimos que ele tenha a humildade e a hombridade de se retratar publicamente sobre seu discurso, falas e atitudes, pedir desculpas ao pe. Ivan, a dom Sérgio e aos conselhos da Catedral, e perceba que não haverá clima para ele continuar ali, e peça pra sair, antes que a comunidade se reduza ainda mais”, encerra a nota.
Procurado pela equipe de jornalismo a respeito das acusações, o padre Claudemir Nascimento Leal disse “não tenho nada a dizer”.
Os agentes encontraram mais de R$ 700 reais em posse do cidadão e, com a…
Homem preso por violência doméstica morre na carceragem policial em Ponta Grossa. Polícia investiga causa…
A melhoria visa aumentar a fluidez do trânsito e beneficiar milhares de motoristas que utilizam…
Os usuários enfrentam dificuldades para renovação e carregamento do Passe Livre. Confira orientações da Prefeitura…
A expectativa é de que o edital seja divulgado até o final do primeiro trimestre…
Em um recente pronunciamento, o empresário Everton José Hass expressou sua gratidão a familiares e…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade