Categorias: Paraná

Pagamento, golpes e inadimplência: veja orientações da Receita Estadual sobre o IPVA 2025

O Portal BnT entrevistou Leonardo Marcon, gerente de IPVA da Receita Estadual do Paraná, nesta quinta-feira (09). A conversa abordou algumas das principais dúvidas em relação ao pagamento do IPVA 2025, que começa a vencer no dia 20 deste mês. 

Para este ano, o valor de cobrança lançado pela Receita Estadual é de R$6,84 bilhões, o que dá cerca de 4 milhões de veículos tributados. Leonardo explica como os contribuintes podem realizar o pagamento. Nós sugerimos que o contribuinte procure os sites oficiais, no caso da Receita Estadual. O site é fazenda.pr.gov.br. Ali, o contribuinte entra no site com o número do Renavam do veículo e facilmente consegue identificar a situação tributária”, afirma. 

Além do site oficial, também é possível consultar por meio do aplicativo Receita Paraná, disponível para IOS e Android. Os pagamentos podem ser realizados via PIX, boleto ou parcelados no cartão de crédito. 

O vencimento dos pagamentos de IPVA variam conforme o número final das placas dos veículos. Você pode conferir o calendário de vencimento dos pagamentos em matéria do Portal BnT clicando aqui.

Como o dinheiro é utilizado? 

Leonardo também explicou como o dinheiro arrecadado é utilizado pelo Governo do Estado. “O lançamento do IPVA 2025 totalizou 6,8 bilhões de reais. Desse total, 50% compartilhamos com os municípios”, diz. O valor é utilizado para custear gastos públicos como a educação, saúde, segurança e transporte.

Quais as principais consequências para quem não pagar? 

O gerente de IPVA da Receita Estadual destacou também algumas consequências para o contribuinte que não pagar o imposto em dia. “Ele estará sujeito a multa e juros, terá o acréscimo financeiro daquele valor. O contribuinte também não consegue a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) perante o Detran”

Além das multas, o contribuinte também pode ficar com o nome no sistema de dívidas ativas do Estado. “O contribuinte também vai ser inscrito no Cadastro Informativo Estadual (Cadin), que seria semelhante a um Serasa no na iniciativa privada, né? Isso impede o contribuinte de transacionar com o estado e de resgatar créditos do Nota Paraná, por exemplo”, destaca Leonardo. 

Golpes

Leonardo também alerta para possíveis golpes durante o processo de pagamento do IPVA. Entre os tipos mais comuns estão os falsos boletos, promessas de descontos, e páginas que se passam por entidades oficiais. O gerente orienta procurar o portal oficial da Fazenda. “Não procure ou abra sistema de buscas em portais, não considere links enviados por WhatsApp ou SMS, ou mesmo e-mail. Procura os meios oficiais acessando o site ou web receita estadual serviços raros para evitar esse tipo de problema”, relata. 

Confira essas e mais orientações na entrevista com o repórter Vinicius Sampaio. 

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

Artigos recentes

Exame para detectar doença rara em recém-nascido torna-se obrigatório

Teste deverá ser feito nas redes pública e privada de saúde

% dias atrás

Santa Casa de Itararé recebe cobrança de vereadores após velório de menino ser interrompido

Câmara cobra explicações da Santa Casa sobre retirada de corpo de criança durante velório, exige…

% dias atrás

Garoto de 8 anos vai representar Ponta Grossa no maior Torneio de Xadrez do Brasil

Brazil Chess Series 2025 reúne 340 jogadores de 19 países em Florianópolis, com R$ 70…

% dias atrás

Investigação sobre a morte de bebê no Paraná envolve metapneumovírus

A SESA investiga a morte de uma criança no Paraná, suspeita de metapneumovírus, e reforça…

% dias atrás

Teto de juros do consignado do INSS subirá para 1,8% ao mês

Medida foi aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social

% dias atrás

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em avenida de PG

Colisão entre carro e moto na Av. Carlos Cavalcanti deixa motociclista ferido. Homem, 51 anos,…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade