Categorias: #VCcomaBNT

Palestra sobre desmistificação e intolerância das religiões de matriz africana é barrada na região

Na última sexta-feira (4), a Tenda de Umbanda Triunfo dos Orixás, localizada na Comunidade Pinhalzinho de Baixo, zona rural do município de São João do Triunfo, repudiou as situações de racismo e intolerância religiosa, após a Câmara Municipal negar o espaço para a realização de uma palestra sobre desmistificação e intolerância das religiões de matriz africana em maio.

A informação é que a Câmara por meio da sua Procuradoria Jurídica, se negaram ceder o espaço público para a realização da palestra, sob a alegação de que o espaço é destinado a questões de interesse público.

Em nota de repúdio, o pai de santo Armestrong Davis de Freitas, disse que a Tenda de Umbanda Triunfo dos Orixás, defende a pluralidade e diversidade como pilares de uma sociedade mais equânime, considerando que a municipalidade tem um papel fundamental no processo pedagógico de transformação das relações étnico-raciais.

“O racismo e a intolerância religiosa, em qualquer forma de expressão, violam direitos humanos e contrariam princípios fundamentais, tendo em vista que a Câmara Municipal se constitui como um espaço em que se preza pelo respeito, diálogo, diversidade e pluralidade. Assim, reforçamos que o racismo e as atitudes preconceituosas não devem ser tolerados em nenhuma circunstância. Da mesma forma, a intolerância religiosa, que atenta contra a liberdade de crença e a convivência harmoniosa entre diferentes culturas e religiões, é igualmente condenável”, destaca o pai de santo.

A nota continua que “a convivência pacífica entre os diversos credos e religiões é fundamental para a construção de uma sociedade plural e inclusiva. Devemos lembrar que, em um mundo plural, a diversidade é uma riqueza, e não uma ameaça. É fundamental que a comunidade de São João do Triunfo se una, apoiando medidas pedagógicas que conscientizem a sociedade no enfrentamento às desigualdades, buscando uma sociedade mais justa, com respeito a todas as formas de existir. É nosso dever ainda, repudiar com firmeza qualquer manifestação de racismo ou intolerância religiosa, promovendo um ambiente de respeito, diálogo e solidariedade”.

Em conversa com a reportagem do Portal Boca no Trombone, Armestrong Davis de Freitas, explica que “ao procurar o presidente da Câmara disse que era para procurar a procuradora do município. Na sexta-feira (4) entrei em contato com ela e disse que não poderia usar o local para fins particulares, tendo em vista que participamos de uma seleção coletiva e ela venho com a questão de particular”.

O pai de santo ainda detalha sobre uma lei que a procuradora trouxe. “Ela falou que ‘eu entendo seu argumento, mas não pode. Se mudar a lei pode’. Porque foi uma lei do Tribunal de Contas que eles tiveram que fazer para justificar”.

“Claro que se o espaço não tivesse usado por outras pessoas, iriamos entender. Entrei em contato com o pessoal do Tribunal de Contas e não procede essa informação e não tem nada a ver com essa questão de uso do espaço e sim do dinheiro público. Estamos tomando as medidas cabíveis, vamos procurar o Ministério Público para ver se realmente existe alguma coisa. A gente precisa de um esclarecimento o porque não podemos usar o espaço”, aponta Armestrong Davis de Freitas.

Posicionamento

A reportagem também entrou em contato com o presidente da Câmara. O assessor jurídico disse que uma nota será encaminhada ainda nesta segunda-feira (7).

Leia também: Abertas em Tibagi as inscrições do PSS de estágio para nível médio, técnico e superior

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Artigos recentes

Prefeitura de PG oferece aulas gratuitas de voleibol e futsal

As aulas de futsal ocorrerão no Ginásio Oscar Pereira, das 10h às 11h, nas terças…

% dias atrás

PG visa superar os R$ 2,2 milhões em acordos de conciliação trabalhista do ano passado

Em 2024, os atendimentos cresceram 75% e a quantidade de audiências realizadas aumentou 66%. Os…

% dias atrás

Parcela do IPVA 2025 de placas 1 e 2 vence nesta terça-feira 22 de abril

Secretaria da Fazenda alerta contribuintes sobre mudanças no calendário por causa dos feriados e reforça…

% dias atrás

World Creativity Day já começou e movimenta PG

Na abertura, o Parque Vila Velha foi palco de vivências artísticas, apresentações culturais e oficinas,…

% dias atrás

Guia Conheça Campos Gerais inicia comercialização da nova edição

Empresas já podem garantir presença no projeto que une turismo, educação e alcance nacional. Reserve…

% dias atrás

Paraná conquista melhor resultado financeiro do Brasil e fecha 2024 com dívida negativa de R$ 3,3 bilhões

Modelo de gestão garante pagamento de juros apenas com rendimentos e posiciona o Paraná como…

% dias atrás