Categorias: Ponta Grossa

Palhaço Picolé leva arte circense para entidades de PG

Neste início de junho, a terceira edição do projeto “O mundo especial de Picolé” trouxe alegria, inclusão e arte circense para entidades que atendem pessoas com deficiência no município de Ponta Grossa. O espetáculo, protagonizado por Robert Salgueiro (Palhaço Picolé) e Geovana Salgueiro (Bailarina), destacou-se por sua abordagem inclusiva e gratuita, contemplando brincadeiras de palhaçaria, malabares e acrobacias em monociclos.

A terceira edição do projeto foi viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da empresa Paccar Financial e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, e produção executiva da ABC Projetos Culturais.

A série de apresentações, que começou no dia 05 de junho e se estendeu até nesta quarta-feira (12), percorreu seis instituições, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), APROAUT (Associação de Proteção aos Autistas), Geny Ribas (deficiência auditiva), APACD (Associação Ponta-grossense de Assistência à Criança com Deficiência), ASSARTE (Assarte Associação Artesanal do Excepcional) e Maria Dolores (deficiência intelectual), atingindo um público diverso e encantando tanto crianças quanto adultos. As adaptações cuidadosas no conteúdo para atender ao público com deficiência foram elogiadas, promovendo uma experiência completa e acessível para todos.

Diretora e coordenadora pedagógica da APAE, Silvane Roessler, comentou sobre o impacto do projeto: “Picolé traz muita felicidade para nossos alunos, melhorando seu estado emocional, minimizando o estresse, estimulando a imaginação e desenvolvendo habilidades cognitivas essenciais. Suas apresentações promovem a socialização e sentimentos de cooperação e amizade”.

Marília Weiber, diretora da ASSARTE, ressalta que Robert Salgueiro, já fez apresentações nas outras edições, e o artista sempre inova em suas performances. “O Picolé sempre traz aquela expectativa, a gente nunca sabe o que ele vai trazer. Mas cada vez que ele aparece, ele faz tudo de bom e tudo de melhor para nossos alunos. Ele trouxe uma parte mais divertida dentro do seu próprio local de aprendizagem, o que é muito importante para todos”.

As apresentações de “O Mundo Especial de Picolé” foram uma celebração de inclusão e cultura. O palhaço Picolé, com o apoio da plateia, ensinou e aprendeu, envolvendo o público em mágicas, malabares e outras modalidades circenses. Além das risadas e do encantamento, o espetáculo trouxe uma mensagem poderosa sobre a importância da inclusão e do acesso à cultura para todos.

Durante o espetáculo, a interação com a plateia foi um dos pontos altos, fazendo com que os espectadores se tornassem protagonistas. Eles ajudaram Picolé a andar de monociclo, realizar mágicas e, ao final, garantiram que ele conseguisse um emprego no circo da senhorita Scarlett (interpretada por Geovana Salgueiro). Este envolvimento direto mostrou o poder transformador da amizade e da cooperação, reforçando valores essenciais para a convivência em sociedade.

Para os interessados em acompanhar mais de perto o trabalho do Palhaço Picolé, é possível conferir filmagens e fotos do projeto em seu perfil no Instagram. O sucesso do projeto “O Mundo Especial de Picolé” não só trouxe alegria e cultura para pessoas com deficiência, mas também demonstrou a importância do apoio de patrocinadores para a realização de iniciativas tão valiosas. A esperança é que, com o reconhecimento e os resultados obtidos, novos patrocinadores se sintam incentivados a apoiar a continuidade das ações desse projeto em Ponta Grossa e em outras cidades paranaenses.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Leia mais: Avalia PG: Escolas municipais fazem provas online em projeto piloto de avaliação

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida no Centro de Ponta Grossa

Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…

% dias atrás

Aliel Machado anuncia 22 novas casas populares para Ponta Grossa

Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…

% dias atrás

Fuga frustrada: motociclista carregava drogas no baú e é preso em Ponta Grossa

Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…

% dias atrás

Novo equipamento da Polícia Científica vai tornar mais precisa a análise de crimes no Paraná

Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…

% dias atrás

Ponta Grossa inicia 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…

% dias atrás

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade