Categorias: Paraná

Paraná decide não incluir cobrança do novo DPVAT no IPVA e licenciamento de 2025

O Governo do Paraná anunciou nesta quinta-feira (24) que não realizará a cobrança do novo Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT) junto ao IPVA e o licenciamento de 2025. A medida foi adotada depois que os questionamentos do governo estadual à Caixa Econômica Federal, responsável por firmar convênios com os estados, não foram completamente sanados. Dessa forma, o Paraná optou por não integrar a cobrança do SPVAT aos tributos estaduais.

O SPVAT foi recriado em maio de 2024 pela Lei Federal Complementar nº 207, após a extinção do antigo DPVAT em 2019. Agora, cabe à Caixa Econômica Federal definir a forma para realizar a cobrança do seguro no Paraná.

De acordo com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), atualmente são 8.528.604 veículos ativos no Estado.

A decisão do Governo do Paraná foi tomada após reunião entre o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o diretor-presidente do Detran/PR, Adriano Furtado. “Optamos por não incluir essa cobrança nas taxas estaduais porque a decisão não foi diretamente comunicada aos contribuintes pelo governo federal, que passariam a ser cobrados pelo novo DPVAT dentro do licenciamento e do IPVA. Além disso, temos a preocupação com o bolso do paranaense que no começo do ano já tem seu orçamento comprometido com outras responsabilidades e a Lei Complementar prevê o pagamento do SPVAT em janeiro”, afirma o governador Ratinho Junior.

Segundo o diretor-presidente do Detran/PR, Adriano Furtado, a medida visa minimizar o impacto de mais um encargo sobre os motoristas paranaenses. “Nós fomos procurados pela Caixa Econômica para viabilizar a cobrança e tivemos posição contrária, especialmente porque eles insistem na cobrança do início do ano e o Governo do Paraná faz as cobranças de taxas administrativas de licenciamento no segundo semestre para viabilizar melhores condições ao contribuinte. A nossa decisão quer dar transparência e clareza ao processo e evitar complicações para os motoristas paranaenses”, esclarece Furtado.

IPVA MOTOS

Nesta semana, o governador Ratinho Junior também anunciou que o Governo do Estado encaminhará à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto de lei para isentar motocicletas de até 170 cilindradas do pagamento de IPVA a partir de janeiro de 2025. A medida beneficiará mais de 732 mil veículos, representando 77% da frota tributável de motocicletas do estado.

Leia também: Avião de pequeno porte cai e cinco pessoas morrem no interior de SP

AEN

Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná.

Artigos recentes

Vídeo: Casal é flagrado fazendo s3xo explíc1to em rua de Ponta Grossa

Casal é flagrado em ato sexual explícito na Rua Senador Pinheiro Machado, em Ponta Grossa.…

% dias atrás

Acidente com capotamento na região do Órfãs em Ponta Grossa

Acidente na Rua Henrique Clock em Ponta Grossa envolveu três veículos, resultando no capotamento de…

% dias atrás

MidOcean Energy da EIG conclui aquisição de 15% de participação adicional na Peru LNG da Hunt Oil Company

A MidOcean Energy (“MidOcean” ou a “Empresa”), uma empresa de gás natural liquefeito (GNL) formada…

% dias atrás

Identificado trabalhador morto em acidente com descarga elétrica em Carambeí

Josmar Zacreska, eletricista de 39 anos, morreu em acidente com descarga elétrica em Carambeí. Velório…

% dias atrás

O Cubo Mágico’ encerra jornada de arte e inclusão em PG

Projeto cultural promoveu inclusão social e artística em diversas instituições da cidade  

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade