Categorias: Paraná

Paraná é líder no Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional

Em 2024, o Paraná chegou a 319 municípios integrados ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). É o líder em números absolutos, representando 24,5% do total de 1.301 adesões nacionais.

A iniciativa possibilita que os municípios tenham acesso facilitado a recursos e políticas públicas nacionais, além de demonstrar o compromisso crescente com o combate à fome.

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Natalino Avance de Souza, acentuou a importância da parceria com o sistema nacional para construir uma política consistente de segurança alimentar e nutricional. “O enfrentamento da fome não é simples, precisamos dessa união para ter um ambiente inovador e sustentável de produção se quisermos abastecer os municípios, o Estado, o País e termos a presença forte no mundo, que é o nosso caminho”, afirma.

Márcia Stolarski, chefe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan) da Seab, salienta que a segurança alimentar está entre os principais focos de trabalho do governo estadual. “São várias ações voltadas à parcela de paranaenses mais vulneráveis e à população em geral, além de garantia de renda aos produtores familiares”, diz.

Para a presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná (Consea-Paraná), Roseli Pittner, a adesão ao Sisan é um dos caminhos para se promover a cidadania. “Entendemos que possibilita o direito humano à alimentação adequada e saudável, garantindo a dignidade a todos”, afirma.

“É ainda uma forma de cada município fortalecer suas ações de segurança alimentar e nutricional, com ações que possibilitem aperfeiçoar práticas alimentares saudáveis, respeitando a diversidade cultural e social e melhorando a economia por meio de políticas públicas direcionadas”, completa.

AÇÕES CONJUNTAS

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) tem atualmente 1.301 municípios. Em números absolutos, o Paraná é seguido pelo Maranhão, com 130 municípios, e Minas Gerais, com 107. Em números porcentuais, o Estado, com 80% de suas unidades aderidas, é o segundo, atrás de Roraima, que tem 14 dos 15 municípios no sistema (93,3%).

“Consideramos o processo de adesão que ocorreu no Estado do Paraná muito importante, inclusive servindo de referência para que outros Estados reforçassem a mobilização junto aos seus municípios”, diz o coordenador-geral de Articulação Federativa, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Élcio Magalhães.

Para ele, há um conjunto de ações ocorrendo há alguns anos no Paraná que levou a esse resultado. Entre eles a organização da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-PR) e do Consea-PR, com atuação descentralizada; a atuação do Ministério Público, em especial junto aos prefeitos, estimulando e apresentando o Sisan; o conjunto de políticas estaduais de segurança alimentar e nutricional e as ações e políticas federais de estímulo.

Ele ressaltou que há um esforço para se construir uma rede de municípios aderidos ao Sisan. “Considerando que existe uma obrigação legal de atuação do Estado a partir da entrada do direito à alimentação adequada no artigo 6.º da Constituição Federal, o Sisan se tornou um instrumento para garantir e promover este direito”, afirma Magalhães.

Com informações da AEN

Leia também: Veja o que a astrologia prevê para o seu signo neste domingo (05)

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Artigos recentes

Família pede ajuda para localizar jovem desaparecida em Palmeira

Família busca por Vanessa Aparecida Mayer, desaparecida em Palmeira desde domingo (5). Informações: PM (190)…

% dias atrás

Acidente na BR-376 em Ponta Grossa: Carreta tomba e motorista é socorrido

Acidente na BR-376 em Ponta Grossa: carreta tombou e pegou fogo, gerando 4 km de…

% dias atrás

Moraes absolve andarilho com passagem por Ponta Grossa que esteve preso por atos golpistas

STF absolve Jeferson França em caso de atos golpistas; Lula fará cerimônia pelos 2 anos…

% dias atrás

Paraná inova na Educação: Mais vagas em cursos técnicos e kits escolares para alunos

Governo do Paraná investe em educação com mais vagas em cursos técnicos, valorização de professores…

% dias atrás

Cachorro pula no colo de motorista e provoca capotamento no Paraná

Acidente na BR-376 alerta sobre transporte seguro de pets; cachorro pulou no colo da motorista,…

% dias atrás

Trabalhador sofre acidente grave em telhado de loja no Paraná

Um trabalhador de 32 anos se feriu gravemente ao cair do telhado de uma loja…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade