Categorias: Paraná

Paraná já gerou mais de 53 mil empregos com carteira assinada para jovens em 2024

O Paraná registrou, de janeiro a maio deste ano, um saldo positivo de 53.694 novos empregos com carteira assinada para trabalhadores com idade entre 18 e 29 anos, mantendo a terceira posição no ranking nacional de empregabilidade nesta faixa etária.

A participação deste público no mercado de trabalho representou quase 56% dos 96.019 empregos abertos nos primeiros cinco meses, em todas as faixas etárias. Em relação ao mesmo período em 2023, quando 39.839 trabalhadores com idade entre 18 e 29 anos foram registrados em empregos formais, o avanço foi de 34,5%.

Os estados de São Paulo e de Minas Gerais encerram o período com 204.429 e 76.123 novos contratos formais de trabalho para a juventude, respectivamente. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

“A presença de jovens no mercado de trabalho tem sido essencial para colocar o Estado em evidência no cenário nacional, mantendo a terceira colocação no ranking de empregabilidade”, disse o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes.

Ele destaca que, considerando todas as faixas etárias, o Paraná foi o terceiro estado que mais gerou empregos formais em todo o Brasil nos cinco primeiros meses de 2024, de acordo com o Caged, ficando atrás somente de São Paulo (328.685) e Minas Gerais (133.412).

QUALIFICAÇÃO

Os projetos de qualificação profissional ofertados pelo Governo do Estado, em todas as regiões, de forma gratuita, contribuem para o desempenho na oferta de emprego aos jovens, segundo o secretário. “O governo do Paraná oferece cursos para formação de mão de obra qualificada em todas as regiões e para atender demanda por profissionais em todos os setores da economia. Até o final do ano, teremos em torno de 26 mil pessoas qualificadas para vagas de emprego em que é exigido nível técnico”, diz Moraes.

SETORES

A participação dos jovens no mercado de trabalho nos primeiros cinco meses deste ano foi maior no setor de Serviços, com 29.005 postos ocupados. Na sequência aparecem Indústria (14.910) e Construção Civil (4.628) como os maiores empregadores da força de trabalho jovem desde o início do ano.

No comércio, em que as faixas etárias de 18 a 19 anos ocuparam 4.064 vagas formais de janeiro a maio, o avanço foi de 100% em comparação ao mesmo período em 2023 (2.029). Em último lugar, a agropecuária foi responsável pela abertura de 997 oportunidades de emprego em cinco meses, redução de 49% em relação ao ano anterior, quando 1.957 postos de trabalho foram ocupados por jovens no setor. 

Leia também: Ponta Grossa e Campos Gerais deverão ter semana com chuvas, diz Simepar

AEN

Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná.

Artigos recentes

Duas pessoas são detidas por boca de urna em Palmeira

Ao chegar ao local, a equipe policial encontrou 77 adesivos em posse do suspeito, que…

% dias atrás

Eleições seguem tranquilas, sem ocorrência significativa, diz TSE

O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou a prisão de 68 eleitores e a apreensão de 12…

% dias atrás

Homem é preso após ameaçar esposa e desacato a Guarda Municipal em PG

Ao chegar ao local, a equipe encontrou a mulher, esposa, visivelmente abalada e nervosa, enquanto…

% dias atrás

Paraná registrou 132 crimes eleitorais desde o início de votação

Agentes de Segurança Pública apreenderam em espécie R$ 705 mil, total resultante das operações contra…

% dias atrás

Aliel Machado vota e diz que é preciso sair dos extremos

O candidato se queixou do baixo número de debates, o que define como um fator…

% dias atrás

‘Derramamento de santinhos’ é flagrado ao lado de seção eleitoral em PG

A prática também configura propaganda irregular, que pode levar ao pagamento de um tipo específico…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade