Categorias: Agronegócio

Paraná lidera aumento da produção de frangos, suínos e ovos em 2023

De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (14), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná teve um aumento expressivo na produção de suínos, frangos e dúzias de ovos em 2023, no comparativo com 2022. Os números reforçam o protagonismo nacional do Estado na produção de alimentos. Veja os crescimentos:

FRANGO E SUÍNOS

O Paraná produziu, ao todo, 2,1 bilhões de frangos em 2023 e continua liderando amplamente o ranking dos estados, com 34,3% de participação nacional, seguido por Santa Catarina (13,4%) e Rio Grande do Sul (12,5%). 

Na cadeia de suínos, o Paraná produziu 12 milhões de unidades em 2023 e ocupa a segunda posição no ranking nacional, com 21,2%, atrás de Santa Catarina (29,5%) e à frente do Rio Grande do Sul (17%). O Estado também aumentou a participação nacional com os últimos investimentos no setor – em 2022 era de 20,4%.

“Esse resultado fortalece ainda mais 2023 como um ano muito especial, em que batemos recorde de exportações. Peregrinamos pelo mundo mostrando o Paraná, falando de nossa gente que trabalha e produz, que pode atender os mercados com commodities, que pode entregar muito mais alimentos e que tem qualidade de excelência nos produtos vegetais e animais”, afirmou o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.

OVOS

O Paraná também se destaca na produção de ovos de galinha. O Estado produziu 434 milhões de dúzias em 2023, aumento de 7,1% em relação a 2022, maior resultado já registrado na série histórica.

O País como um todo produziu 4,21 bilhões de dúzias, um aumento de 2,7% em relação ao ano anterior (11,60 milhões de dúzias). Foi o maior valor já registrado na série histórica da pesquisa, resultando em mais um ano de recorde de produção. 

LEITE

O Paraná ficou com a segunda maior evolução na produção de leite entregue a laticínios no ano. O Estado produziu no ano passado 3.626.378 bilhões de litros nessa modalidade. O crescimento foi de 5,5% em relação a 2022 (3.437.118). Minas Gerais continuou liderando o ranking, com 23,8% da captação nacional, seguido por Paraná (14,8%) e Santa Catarina (13,1%). 

COURO

O Paraná também participou do aumento na produção nacional de couro. Foram produzidas 3,60 milhões de peças inteiras de couro, em nível nacional, no comparativo 2023/2022..

BOVINOS

O abate de bovinos também cresceu no Brasil em 2023 e chegou a 34,06 milhões de cabeças, um aumento de 13,7% em relação a 2022. Em termos de cabeças abatidas, este foi o segundo maior resultado da série histórica da pesquisa, atrás apenas do registrado em 2013.

Leia também: Papa Francisco lança livro e diz que opção de renunciar ao cargo é “hipótese distante”

AEN

Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná.

Artigos recentes

Vereadores da CPI cobram explicações da Sanepar sobre crise de abastecimento em PG

A comissão solicitou dados sobre a crise de abastecimento na cidade, documentos e convocou autoridades…

% dias atrás

Vídeo: tumulto durante abordagem termina com três detidos e policial ferido em PG

A situação ocorreu na rua Fernandes Pinheiro, na tarde desta sexta-feira (21). A Polícia Militar…

% dias atrás

Consignado privado será inédito e com juros menores, diz Haddad

De acordo com Haddad, o trabalhador do setor privado terá o prazo de 90 dias…

% dias atrás

Vice-prefeito de Palmeira sofre acidente na PR-151

Segundo relato do próprio José Ailton, ele colidiu com a traseira de um caminhão devido…

% dias atrás

PG recebe etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Motocross em abril

As provas serão realizadas na pista oficial do município, localizada no Centro Agropecuário, que também…

% dias atrás

Compra de veículo termina em denúncia por estelionato em Ponta Grossa

Loja de veículos é acusada de vender carro em condições inadequadas; defesa do comércio diz…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade