Paraná registra aumento de 66% na abertura de empresas em janeiro de 2025
Em janeiro, o saldo de empresas aumentou 66% em comparação com o mesmo período de 2024. Foram registradas 19.225 novas empresas no Estado, contra 11.586 no primeiro mês de 2024. O aumento foi impulsionado por um número maior de microempreendedores individuais (MEIs), empresas limitadas, sociedades anônimas fechadas, cooperativas e consórcios. Além disso, o Paraná se destacou novamente entre os estados com a maior rapidez na abertura de empresas, com um tempo médio de 8 horas e 55 minutos, liderando nacionalmente.
Os dados são do relatório de abertura e fechamento de empresas, divulgado pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar) na sexta-feira (7).
Em janeiro de 2025, o número de registros de MEIs chegou a 31.411, um aumento considerável em relação aos 16.251 do ano passado. As sociedades anônimas fechadas também apresentaram crescimento, com 43 registros, enquanto cooperativas e consórcios também apresentaram aumento, somando 10 e 7, respectivamente.
O total de empresas abertas em janeiro de 2025 foi de 40.021, uma alta de 48% em relação a janeiro de 2024, quando foram abertas 27.025 empresas. Atualmente, o Paraná possui 1.778.208 empresas registradas, sendo 1.698.334 matrizes e 79.874 filiais.
O saldo de empresas é obtido pela diferença entre os registros de abertura e de baixa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Em janeiro de 2025, o número de baixas foi de 20.796.
Marcos Rigoni, presidente da Jucepar, afirmou que os dados indicam um cenário positivo para a economia paranaense, com os empreendedores confiando no Estado, que tem reduzido burocracias, e com a Junta Comercial mostrando agilidade nos processos de registro. “A economia do Paraná vai de vento em popa”, destacou Rigoni.
Descomplica Paraná
No âmbito da desburocratização, o Paraná registrou 3.724 empresas com o selo “Baixo Risco” em janeiro de 2025. O selo, que isenta as empresas da emissão de alvarás de funcionamento e licenciamentos em 771 atividades econômicas, foi concedido a 56% das empresas no momento da abertura e 44% em alterações cadastrais. Desde a vigência do Decreto nº 3.434/2023, em setembro de 2023, 31.605 empresas foram beneficiadas, excluindo os MEIs. Curitiba, Maringá, Londrina, São José dos Pinhais e Cascavel foram as cidades com maior número de empresas beneficiadas pelo selo.
Agilidade no processo de abertura
O Paraná obteve destaque também pelo tempo de abertura de empresas, passando do 7º para o 2º lugar no ranking nacional. O tempo médio de abertura foi de 8 horas e 55 minutos, superando estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina, que levam em média de 23 a 32 horas para concluir o processo. Sergipe lidera o ranking com o tempo de 7 horas e 4 minutos, mas com volume de processos muito inferior ao paranaense.
O tempo total de abertura de empresas inclui as etapas de viabilidade, validação cadastral e efetivação do registro, com a obtenção do CNPJ, mas não considera os tempos para inscrições municipais ou estaduais, nem a obtenção de licenças para o funcionamento das empresas.
O Paraná continua se destacando na desburocratização e agilidade dos processos, contribuindo para um ambiente favorável ao empreendedorismo. Confira os relatórios
e .Leia também: Matinhos sedia final feminina do BT400 e se torna epicentro do beach tennis mundial
Lista deverá ser lançada no segundo semestre, após consulta pública
Um celular explodiu no bolso de uma jovem em Anápolis, Goiás, causando queimaduras. O incidente…
Homem é preso por agredir esposa e portar arma ilegal na Chapada, Ponta Grossa. Polícia…
A partir de fevereiro, trabalhadores brasileiros recebem o novo salário mínimo de R$ 1.518,00, refletindo…
Motociclista de 26 anos fica ferido em choque com o Celta na região central de…
Família busca por Rafael Gomes dos Santos, desaparecido em Ponta Grossa. Qualquer informação pode ser…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade