Foto: Gilson Abreu/AEN
A produção agrícola do Paraná deverá registrar o maior crescimento percentual entre os estados das regiões Sul e Sudeste em 2025, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A colheita estimada é de 45,2 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas, um aumento de 20,5% em relação às 37,5 milhões de toneladas produzidas em 2024. O estado deve representar 14% da produção nacional.
A soja, principal cultura do estado, deverá crescer 20% em 2025, atingindo 22,4 milhões de toneladas, frente às 18,6 milhões de 2024. O milho também terá forte expansão, passando de 15,1 milhões para 18,2 milhões de toneladas, com aumento de 20,6%. Outros produtos, como trigo, feijão e arroz, também devem registrar avanços expressivos, contribuindo para o resultado positivo.
“Devemos considerar que um aumento de 10% do PIB agropecuário, o que não é exagerado no atual cenário, pode acrescentar quase um ponto percentual ao crescimento de toda a economia do Estado, conforme apontam os estudos do Ipardes”, destacou Jorge Callado, diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
Entre os estados do Sul e Sudeste, São Paulo aparece em segundo lugar no crescimento projetado, com 17,9%, seguido por Rio Grande do Sul (16,2%) e Minas Gerais (7%). No cenário nacional, o Paraná terá o segundo maior avanço em relação ao mês anterior, com aumento de 53 mil toneladas, atrás apenas do Tocantins, que teve incremento de 71 mil toneladas. O Mato Grosso, maior produtor nacional, mantém a liderança em volume absoluto, com estimativa de 93,5 milhões de toneladas em 2025, representando 28,9% da safra brasileira.
Em 2024, o Paraná já apresentou crescimento expressivo na produção agrícola, com destaque para a soja, que alcançou 18,6 milhões de toneladas, ocupando o segundo lugar no ranking nacional, atrás apenas do Mato Grosso. A participação do estado na produção nacional foi de 12,8%.
A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (Seab) também divulgou dados sobre a safra paranaense, que diferem das estimativas do IBGE devido a metodologias distintas. Segundo o Deral, a expectativa é de 22,2 milhões de toneladas de soja em 2025, com 83% da área plantada em boas condições e 15% em estado mediano.
*Com informações da Agência Estadual de Notícias
Leia também: Projeto MBM Ponta Grossa promove seletiva de futsal feminino em fevereiro
Homem é morto e dois ficam feridos em tiroteio na Vila Maria Otília, em Ponta…
O STJ decidiu incluir gênero neutro no registro civil, destacando a importância da autoidentificação e…
Ministros divergiram sobre punições a ofensas contra servidores
Prêmio de Queijos do PR reúne 515 inscritos de 76 cidades, com 21 categorias. Evento…
Juros básicos da economia estão no maior nível em 19 anos
Homicídio agora em Ponta Grossa! Acompanhe AO VIVO no Plantão 192 BnT e veja as…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade