Gabriel Rosa/AEN
O Paraná continua a se consolidar como um dos estados mais ágeis do Brasil para abertura de empresas. De acordo com o relatório da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), divulgado nesta quarta-feira (2), um empreendedor leva, em média, apenas 53 segundos para consultar a viabilidade de nome de uma empresa no estado. O tempo é significativamente inferior à média nacional, que é de 1 hora e 12 minutos.
Esse desempenho colocou o Paraná entre os cinco estados mais rápidos do país nesse quesito, ao lado de Pernambuco, Rondônia, Tocantins e Piauí. Entre esses, o Paraná se destacou pelo maior volume de processos analisados, totalizando 7.143 apenas no mês de março. Em fevereiro, o estado ocupava a 9ª posição no ranking.
Liderança no tempo de registro
Outro avanço apontado pelo relatório foi no tempo médio de registro de empresas. O Paraná saltou do 5º para o 1º lugar no ranking nacional, com um tempo médio de 1 hora e 58 minutos para a conclusão desse processo. O tempo representa uma grande diferença em relação a outros estados, como São Paulo, que ocupa a última posição na lista e chega a levar 30 horas e 40 minutos para concluir o registro empresarial.
Tempo total de abertura de empresas
A soma dos tempos de consulta de viabilidade e registro garantiu ao Paraná a manutenção da 2ª colocação no ranking principal que mede a agilidade das juntas comerciais estaduais. Em março, o estado levou 9 horas e 29 minutos, em média, para concluir a abertura de uma empresa, ficando atrás apenas de Sergipe, que lidera com uma média de 8 horas e 4 segundos.
No contexto nacional, o tempo médio para abertura de empresas em março foi de 1 dia e 4 horas. Oito estados ainda levam mais de um dia para concluir o processo, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso.
Esforço conjunto
O bom desempenho do Paraná é resultado de um trabalho integrado entre a Jucepar, a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, e os órgãos parceiros no processo de registro empresarial. O presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, destaca que o estado tem se preparado cada vez mais para receber novos empreendedores.
“O Paraná está pronto para quem quiser empreender. Estamos transformando a cultura do serviço público e colocando o empreendedor no centro das nossas ações”, afirma Rigoni. “No mês de março, mantivemos o segundo melhor tempo do país, mesmo com o volume expressivo de mais de 7 mil aberturas”, complementa.
Com esse ritmo acelerado e um sistema cada vez mais eficiente, o Paraná segue consolidando sua posição como referência nacional na agilidade para abertura de empresas, facilitando a vida de empreendedores e impulsionando a economia local.
Oba, a coluna da Renata Regis Florisbelo já está no ar!! Venha sentir a magia…
Polícia recupera caminhonete furtada em Rio Azul na BR-376, em Ponta Grossa. Condutor foi detido…
Criança inala desodorante em desafio viral do TikTok, sofre parada cardíaca e morre. Polícia investiga…
Acidente na PR-340 entre Castro e Tibagi deixa condutor e passageira com ferimentos leves após…
Acidente na PR-340 envolvendo três caminhões deixa motorista com ferimentos leves; vítima foi encaminhada à…
Colisão entre dois caminhões na BR-116, em Piraquara, deixa vítima grave. PRF realiza resgate e…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade