Categorias: DestaqueParaná

Paraná tem um dos maiores Índices de Desempenho Socioeconômico do País

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (23) uma atualização dos indicadores que medem a qualidade de vida da população brasileira. Um deles é o Índice de Desempenho Socioeconômico (IDS), que avalia o progresso socioeconômico a partir da renda, moradia, acesso aos serviços de utilidade pública, saúde, educação, acesso aos serviços financeiros e padrão de vida, alimentação, transporte e lazer e viagem.

De 2008-2009 a 2017-2018, que são os intervalos pesquisados, o Brasil e todas as outras unidades da Federação tiveram um aumento na qualidade de vida e bem-estar, medida pelo IDS. Ele passou de 5,452 para 6,147, uma variação de 12,8%. Ao incluírem-se as aquisições não monetárias de serviços, captadas apenas na edição 2017-2018, o IDS nacional passa para 6,212.

No Paraná, o IDS saltou de 5,949 para 6,607, um incremento de 12%, e para 6,663 com aquisições não monetárias de serviços. Esse é o quinto melhor resultado do País, atrás apenas de Distrito Federal (5,969 – 6,923), São Paulo (6,175 – 6,811), Santa Catarina (6,123 – 6,781) e Rio Grande do Sul (6,064 – 6,617). Segundo o IBGE, os menores incrementos foram em Rio Grande do Sul (9,1%) e Rio de Janeiro (5,6%) nesse período.

O IDS é um conjunto de cada aspecto da qualidade da vida. No Paraná, as principais contribuições para a formação do indicador foram moradia (16,4%), acesso aos serviços de utilidade pública (12,9%), saúde e alimentação (11%), educação (22,6%), acesso a serviços financeiros e padrão de vida (19,7%) e transporte e lazer (17,3%). Em todos eles o Paraná figura como protagonista, mas o destaque nacional é em educação, com o segundo maior percentual, atrás apenas de Santa Catarina (23,9%).

Em 2017-2018, segundo o IBGE, educação e acesso aos serviços financeiros e padrão de vida foram as categorias que tiveram mais importância na composição dos efeitos marginais para o Brasil, com percentuais em torno de 19%. Já moradia representou 16,1% e acesso aos serviços de utilidade pública e saúde e alimentação, 14%.

O IDS é calculado a partir de uma matriz do próprio IBGE e mostra a evolução do País na promoção de qualidade de vida e no acesso à moradia, educação, saúde, alimentação, transporte, etc.

PESQUISA

O Índice de Desempenho Socioeconômico (IDS) faz parte da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). Ela disponibiliza informações sobre a composição orçamentária doméstica, as condições de vida e o perfil nutricional da população.

AEN

Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná.

Artigos recentes

Identificada ciclista que morreu ao cai de ponte em PG

Identificada ciclista que perdeu sua vida em uma fatalidade neste sábado em Ponta Grossa. Karina…

% dias atrás

Ciclista morre ao cair de ponte em Ponta Grossa

Ciclista de 45 anos morre ao cair de ponte de 30 metros em trilha no…

% dias atrás

Prefeitura realiza feira de adoção de ‘pets’ no Lago de Olarias neste fim de semana

Além da adoção responsável de cães e gatos resgatados, a equipe do CRAR vai promover…

% dias atrás

Mulher é encontrada morta em bairro de PG e equipes são mobilizadas

Vítima foi encontrada em óbito na região do Nova Rússia. Caso aconteceu na manhã desta…

% dias atrás

Filho ameaça a própria mãe com revólver e exige o microondas na região

Solicitante relatou que o próprio filho chegou em casa e, com um revólver nas mãos,…

% dias atrás

Fora de casa, Operário enfrenta o vice-líder Novorizontino neste sábado (09)

O Operário soma 53 pontos e está em sétimo lugar na tabela. O Novorizontino é…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade